Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Quarta - 15 de Outubro de 2003 às 11:07
Por: thisurf

    Imprimir


Veja isso como um odômetro para uma ferramenta de busca. O serviço de busca na rede Google começou em silêncio a colocar um contador em sua página principal para um número pequeno de seus mais freqüentes usuários. A maior parte dos usuários do Google não o têm, mas uns poucos selecionados agora têm um contador sem enfeites que com cada busca sobe mais, apontando, Você fez 479 buscas, ou qualquer que seja o número real.

Para os curiosos, uma página explicativa ligada ao contador revela que isso é um teste, ou uma experiência de amostra limitada de uma nova função de contagem de busca.

O contador é colocado nos discos rígidos dos computadores por um cookie, um arquivo de software que um site da rede coloca sem a permissão do destinatário ou notificação e que transmite informações de volta para o site. Se o número contém mais de três dígitos, destaca o contador, você realmente é um buscador freqüente do Google.

O que está acontecendo aqui? O Google, que processa cerca de 200 milhões de pedidos de busca por dia sem nenhum custo para os usuários, disse que o contador havia sido colocado nos discos rígidos de menos de 1% de seus usuários.

Mas a companhia não especificou como os usuários foram escolhidos ou exatamente quando começou o teste.

É uma de nossas experiências, disse Marissa Mayer, diretora de produtos ao consumidor do Goggle. Nós estamos brincando com isso para entender quais seriam os efeitos.

O contador foi inspirado nos programas de passageiros freqüentes de companhias aéreas, disse Mayer.

Nós ouvimos pessoas dizerem que acham que usam o Google 50 vezes por dia. A intenção não é encorajar a busca apenas para aumentar os números dos contadores, disse ela, mas para ilustrar a freqüência com que os usuários de fato se voltam ao mecanismo de busca.

Mais do que tudo, isso é apenas algo divertido, disse ela. Eu gosto de ver meus números subirem. Eu acho que fiquei mais inteligente quando o número aumenta, porque eu aprendi.

Ela disse que a companhia deliberadamente não divulgou a experiência do contador para evitar inclinar a forma como o público que navega a rede o usaria.

Embora Mayer diga que o Google não está mantendo a contagem ou um registro das buscas que qualquer usuário específico sendo testado conduz, alguns especialistas em privacidade levantaram preocupações sobre o potencial de coletar essas informações, especialmente de uma companhia de buscas tão popular quanto o Google.

Os usuários sabem que o Google está os espiando?, disse Marc Rotenberg, o diretor executivo do Centro de Privacidade de Informações Eletrônicas em Washington. Sob o ponto de vista da privacidade, a questão que você faria é, "Como eles estão explorando isso?".

Enquanto simplesmente registrar informações por diversão pode ser inofensivo, Rotenberg disse que ele ficaria preocupado se uma empresa ligasse esse software a outros dados que poderiam identificar especificamente um usuário.

É muito importante ser transparente sobre como você está utilizando esses dados, disse ele.

Ainda não está decidido se e quando o contador pode ser colocado nas telas do Google de todos os usuários, disse Mayer.

O teste é muito novo, disse ela. Nós ainda estamos examinando os dados.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/108/visualizar/