Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Segunda - 13 de Março de 2006 às 17:20
Por: escritor

    Imprimir


As identidades de 2.600 funcionários da Agência Central de Inteligência (CIA) e a localização de duas dúzias de locais de trabalho secretos da agência nos Estados Unidos podem ser facilmente encontrados por buscas na internet, segundo uma investigação do jornal Chicago Tribune.O jornal obteve a informação de provedores de dados que cobram tarifas pelo acesso a registros públicos. O diário não publicou as identidades nem outros detalhes das buscas receando que isto pudesse colocar em perigo os funcionários da CIA.

Nem todas as 2.653 pessoas que o jornal disse ser capaz de identificar como funcionários da CIA seriam supostamente secretas, uma questão suscitada na investigação do Departamento de Justiça sobre se alguém da administração Bush havia vazado a identidade da agente da CIA Valerie Plame a jornalistas em 2003.

Algumas, na verdade, são analistas não protegidos e executivos seniores, como o ex-diretor George Tenet. Mas o jornal disse que compartilhou algumas de suas descobertas com a CIA e que a agência admitiu que a lista parcial de nomes continha funcionários encobertos.

"A proteção é uma questão que nos preocupa o tempo todo, e sempre estamos tentando melhorá-la", disse o porta-voz da CIA, Tom Crispell. Para ele, "a proteção é uma questão complexa que ficou ainda mais complexa na era da internet. Algumas coisas que funcionavam antes não funcionam mais."

O Tribune localizou também duas dezenas de instalações da CIA em Chicago, norte de Virgínia, Flórida, Ohio, Pensilvânia, Utah e no Estado de Washington. Algumas instalações são fortemente protegidas, enquanto outras parecem residências particulares.


Fonte:AP




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/1340/visualizar/