Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Segurança
Segunda - 13 de Março de 2006 às 17:26
Por: escritor

    Imprimir


Você comprou um computador novo e está louco para começar a usá-lo. Antes disso, veja nossos conselhos de como transformar seu novo sistema naquele que você quer – que pode não ser o que o fornecedor acha que você deve ter. Para compilar nossas dicas, examinamos os laptops mais populares e recentes da Dell, IBM/Lenovo, Toshiba e Sony, mas nossos conselhos valem para os últimos desktops também. Então continue a leitura e aproveite sua nova máquina – de forma segura e econômica.

Deixe-o seguro

Os novos computadores costumam vir com o Microsoft Windows XP Service Pack 2, mas é provável que eles não tenham as mais recentes atualizações de segurança. Então, na primeira vez que ligar sua máquina, deixe-a desconectada do modem (cabo ou DSL) ou do seu roteador de rede. Muitos sistemas vêm com uma versão de um antivírus que funciona por um tempo limitado, geralmente McAfee Security Center ou Symantec Internet Security. Na primeira vez que rodar o sistema, o software antivírus vai mostrar uma série de diálogos instigando a ativação das versões de teste. Se você não tiver um outro pacote de segurança pronto para ser instalado, concorde em acionar umas das versões de teste, já que será bom ter um software de segurança funcionando na primeira conexão à internet (se usar uma das versões de teste, não precisa se sentir obrigado a comprar uma assinatura anual quando o teste acabar). Se preferir instalar um outro software de segurança de um CD, faça isso agora. Quando o software estiver totalmente instalado (é provável que seja necessário dar um reboot para completar o processo), use o menu Iniciar para abrir o Painel de Controle e então abra a Central de Segurança. Garanta que Firewall, Atualizações Automáticas e Proteção contra Vírus estejam todos ligados. Mas ainda não se conecte à internet.

O próximo passo é colocar um CD ou DVD virgem no drive apropriado e então encontrar e rodar o software no seu sistema para a criação de um disco de recuperação, que vai permitir a restauração do sistema ao seu estado original. Não negligencie esse passo: é essencial caso um software perigoso ou membro da família interessado demais em romper seu sistema ao ponto de precisar voltar à condição inicial.

Só agora conecte seu cabo de rede ou rede sem fio. Não é preciso desligar sua máquina para conectar o cabo. O Windows deve detectar sua rede de forma automática. Quando estiver conectado, o serviço de atualização automática do Windows deve começar a funcionar; note o ícone que se parece com um escudo na barra de tarefas. Se não aparecer em poucos minutos, rode o Windows Update do menu Iniciar. Rode também qualquer serviço de atualização de software que pode estar instalado em sua máquina. Em alguns sistemas, o atua­lizador vai rodar de forma automática, já outros precisam que você inicie o Soft­ware Installer ou um programa similar. De qualquer forma, é quase sempre inteligente instalar qualquer atualização proposta pelo atualizador.

Deixe-o elegante

Muitos sistemas vêm com versões de duração ou recursos limitados de aplicativos comerciais como o Microsoft Office 2003, Quicken e Adobe Photoshop Album. Eles também costumam incluir menus que estimulam a compra ou teste de uma dezena de outros aplicativos. Você pode querer experimentar alguns, mas dê uma boa olhada antes para ver o que está adquirindo. Alguns sistemas testados vieram com o Microsoft Outlook 2003 como software padrão de e-mail e depois solicitavam a compra de uma licença para enviar e receber e-mails. Se você não planeja pagar pelo Office (ou Out­look sozinhos) e não quer pagar para fazer o upgrade dos outros aplicativos da versão de teste, use os applets Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle para se livrar da indesejada enxurrada de softwares que o fornecedor despejou em seu sistema. Ele vai ser mais rápido e responder com mais prontidão e seu desktop estará limpo.

Não se sinta obrigado a comprar o Outlook. Lembre-se de que o próprio Windows vem com o cliente de e-mail Outlook Express. Ou você pode baixar uma cópia gratuita do potente cliente de e-mail Thunderbird em www.mozilla.org. Quando estiver lá, pegue uma cópia do navegador Firefox e use-a em vez do Internet Explorer para uma navegação rápida e segura.

Não se sinta obrigado a comprar o Office também. Se seu sistema veio com o Microsoft Works ou a versão pré-instalada do Corel WordPerfect, você já tem versões completas e sem custos adicionais desses programas e deve ficar com elas. Esta é a hora perfeita de experimentar o OpenOffice.org 2.0, uma suíte de trabalho com todos os recursos que pode abrir e salvar arquivos em formatos Microsoft.

Pode-se também encontrar uma variedade de softwares editores de DVD e gerenciadores de imagem, o Realplayer 10; e, enigmaticamente, a antiga versão 6.0 do navegador Netscape. O RealPlayer será necessário em muitos sites, mas dependendo de suas necessidades, você pode querer desinstalar alguns ou todos os outros programas. Como computadores se desorganizam com rapidez, é uma boa idéia começar com uma máquina limpa pelo menos.


Fonte:www.pcmag.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/1345/visualizar/