Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Terça - 14 de Março de 2006 às 12:03
Por: escritor

    Imprimir


As mulheres vítimas de violência no Pará agora podem registrar ocorrência na polícia pela internet, por meio da Delegacia Virtual da Mulher. O serviço, o primeiro do gênero no Brasil, está no ar desde quarta-feira(08/03), Dia Internacional da Mulher, no site www.delegaciavirtual.pa.gov.br.

O objetivo é incentivar as mulheres a denunciar seus agressores. Para a delegada Elizabete Santa Rosa, diretora da Divisão de Crimes contra a Integridade da Mulher, a internet é "mais uma forma de quebrar o silêncio da vítima de violência, que ainda ocorre com freqüência". A polícia também quer utilizar o serviço para facilitar a quantificação dos casos.

O site explica o que é a violência doméstica e familiar contra a mulher e apresenta uma lista de 16 tipos de ocorrência possíveis, para ela assinalar que tipo de agressão sofreu.

Em seguida, é preciso informar dados pessoais, endereço e telefone e escrever um breve relato do que ocorreu. Depois de enviar o registro --um documento que tem valor legal--, a mulher deve imprimi-lo, gravá-lo no computador ou pedir para recebê-lo por e-mail.

O registro da ocorrência pela internet, contudo, não dispensa a vítima, em alguns casos, de ir pessoalmente à Delegacia da Mulher.

A equipe da delegada Yolanda Galvão, responsável pelo atendimento virtual, analisa as ocorrências e, nos casos de violência física e sexual, entra em contato imediatamente com a mulher para encaminhá-la à perícia criminal, que vai realizar os exames capazes de comprovar a agressão.

A delegada não sabe dizer quantas ocorrências já foram registradas desde que o site entrou no ar e diz que algumas foram preenchidas de forma incorreta. Mas acredita que as denúncias devem crescer conforme a delegacia virtual for se tornando conhecida.

O próximo passo, segundo Galvão, é fechar convênios com associações de moradores e centros comunitários para a instalação de computadores com acesso à internet e treinamento para o uso do serviço.

Além disso, a polícia pretende divulgar a delegacia virtual por meio de parcerias com órgãos de saúde, organizações não-governamentais e instituições particulares e públicas.



Fonte:Agência Folha




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/1353/visualizar/