Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Quinta - 18 de Maio de 2006 às 12:14
Por: escritor

    Imprimir


A AMD divulgou nesta terça-feira (16/05) que, em 2007, terá chips com quatro núcleos de processamento.

O anúncio não é surpresa para quem acompanha a evolução dos produtos da AMD. Um ano atrás, Hector Ruiz, o CEO da empresa, já havia adiantado, em entrevista a INFO, que o plano era lançar processadores tetranucleares em dois anos. Pelo que foi dito hoje, o cronograma está sendo cumprido.

Os futuros processadores da AMD seguirão a arquitetura dos atuais Athlon 64, mas com aperfeiçoamentos. Enquanto os modelos atuais mais avançados possuem dois núcleos, os novos terão quatro. Assim, terão a capacidade de executar mais tarefas em paralelo.

Outra mudança será na memória cache integrada no processador. Nos modelos atuais, cada núcleo conta com dois níveis de memória intermediária, sendo que um núcleo não tem acesso ao cache do outro. A nova arquitetura da AMD prevê que, além desses dois níveis, haverá um terceiro - uma área de memória compartilhada por todos os núcleos.

Outro melhoramento é no sistema que transfere dados da placa-mãe ao processador e vice-versa, que a AMD chama de HyperTransport. Essa tecnologia é uma das principais responsáveis pela melhora no desempenho dos chips da AMD nos últimos anos. A nova versão será mais rápida, acelerando a transferência de dados.

Na arquitetura da AMD, o processador traz um controlador de memória integrado. Na nova versão, ele deverá suportar memória DDR2 e o futuro padrão DDR3, ainda em desenvolvimento. Todas essas mudanças vão resultar, segundo a AMD, em melhor desempenho - mas sem que haja aumento no consumo de energia.

A Intel adota uma arquitetura bastante diferente dessa. Ela coloca o controlador de memória no chipset da placa-mãe, integra um cache maior no processador e usa freqüências de clock mais altas. Ela deverá alterar bastante a arquitetura dos seus chips no segundo semestre deste ano. Não é possível prever qual das duas empresas terá os processadores mais poderosos. Mas é certo que a briga vai continuar acirrada.





Fonte:INFO Online




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/1468/visualizar/