Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Hackers e Cia
Domingo - 03 de Dezembro de 2006 às 00:18
Por: Luiz Celso

    Imprimir


O phishing foi a ameaça de maior atividade em novembro, segundo relatório da empresa de segurança Fortinet. Entretanto, o destaque do mês foi o worm stration, praga que ataca em massa máquinas com Windows, e também teve uma atividade intensa, com mais de 70 variações, e cujo objetivo é roubar dinheiro.

Outro código malicioso que também se destacou foi o vishing, que utiliza e-mail e telefone VoIP para fraudar as pessoas. A ameaça surgiu no início do semestre e agora voltou. Uma forma de ataque detectada pela Fortinet foi o acesso a páginas que comercializam arquivos de MP3 . Ao entrar em uma dessas páginas, o consumidor ouve a voz de um atendente, que em poucas palavras pede para que ele deixe nome, telefone e endereço de e-mail. A mensagem muito rápida exige todos os contatos telefônicos, informando que o site não pode ajudar os consumidores sem um número de telefone e que e-mails não serão retornados.

Outra ameaça importante de novembro foi o ataque de um phishing, que se espalha como worm, aos usuários do MySpace para ter acesso aos seus dados pessoais. Estes recebiam boletim de um amigo pedindo que clicassem em um link e, ao fazer, isso a página de login do site se abre para que a pessoa coloque seus dados. É nesse momento que as informações são capturadas.

Lista dos códigos maliciosos de maior incidência no mês:

1- HTML/Volksbanken!phish - 8.92%
2 - HTML/BankFraud.E!phish - 6.84%
3 - W32/Netsky.P@mm - 2.89%
4 - Adware/BetterInternet - 2.60%
5 - HTML/Iframe_CID!exploit - 2.56%
6 - W32/Stration.DU@mm - 2.22%
7 - W32/Bagle.DY@mm - 2.05%
8 - W32/Stration.DS@mm - 1.75%
9 - W32/Grew.A!worm - 1.75%
10 - HTML/BankFraud.OD!phish - 1.68%Fonte: WNews




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/1533/visualizar/