Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Network
Sexta - 22 de Dezembro de 2006 às 12:24
Por: Luiz Celso

    Imprimir


A corrida para enviar cada vez mais bits em redes de banda larga atingiu um novo patamar com a Siemens transmitindo dados a uma velocidade de 107 Gbps por uma única fibra óptica.

A velocidade, que a Siemens alega ser um recorde para a transmissão de dados por um cabo óptico, foi atingido em uma rota de 160 quilômetros nos Estados Unidos, disse a companhia.

A companhia desenvolveu um novo sistema de transmissão e recepção que processa dados diretamente antes e depois da conversão em sinais ópticos usando apenas processamento elétrico.

Os sistemas atuais com altas transmissões têm que separar o sinal em múltiplos sinais de baixo consumo e, logo após, reconvertê-los de óptico para elétrico, processo que custa mais caro e reduz a capacidade da rede.

Velocidades como a transmissão de 107 Gb, que pode enviar dois DVDs em um segundo, serão necessárias para ajudar a amparar o tráfego de games online, músicas e vídeos nos próximos anos.

Até 2011, os downloads legais de músicas contarão por cerca de 36% de todo o mercado europeu de música, disse a Siemens, citando pesquisa de mercado da Forrester Research.

A Siemens conduziu o teste junto à Micram Microelectronic GmbH, ao Instituto Fraunhofer de Telecomunicações e à Universidade Técnica de Eindhoven.

A companhia de engenharia e eletrônicos alemã espera entregar os primeiros produtos baseados no protótipo do sistema testado nos Estados Unidos até o final da década.Fonte: IDG Now!




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/1586/visualizar/