Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Network
Domingo - 28 de Janeiro de 2007 às 12:17
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Depois de anos de bloqueios a praticamente todos os sites de Taiwan, a China liberou o acesso a algumas páginas na internet. As autoridades de Taiwan, por meio do Conselho de Assuntos da China, confirmaram o desbloqueio de algumas páginas, entre elas as dos jornais China Times e United Daily News, editados na ilha rebelde.

De Pequim, a agência Efe pôde acessar a edição eletrônica do United, mas não conseguiu ter acesso ao site do China Times. Também é possível, ao menos por enquanto, entrar nas páginas do Escritório de Informação do Governo taiwanês (www.gio.gov.tw) e na página sobre o comércio na ilha (www.taiwantrade.com.tw), entre outras.

Liu Te-shun, porta-voz do Conselho de Assuntos da China, comemorou o aparente relaxamento da censura no regime e pediu que a medida seja ampliada e beneficie todos os internautas do país.

O desbloqueio parece ter sido aplicado apenas na cidade de Pequim e na província de Cantão (sul), mas não na costa leste chinesa, onde vivem as maiores comunidades de taiwaneses (principalmente empresários).

Aproximação

Segundo o jornal independente South China Morning Post, de Hong Kong, pode ser uma tentativa de aproximação da China com Taiwan --as relações entre os dois são tensas há 58 anos-- e de conseguir que Taipé volte a permitir que jornalistas do regime chinês trabalhem na ilha.

Em 2005, devido às tensões causadas pela aprovação por parte da China da Lei Anti-Secessão, Taipé expulsou os jornalistas chineses da agência estatal Xinhua e do jornal oficial Diário do Povo.

Uma delegação da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que sempre fez duras críticas ao regime de Pequim, viajou esta semana à China para debater com as autoridades chinesas uma maior abertura dos meios de comunicação e da internet.

Neste ano entram em vigor novas normas que facilitam o trabalho dos jornalistas estrangeiros no país, como por exemplo, o fim da obrigação de solicitar uma autorização para o governo antes de entrevistar um cidadão chinês.

Enquanto alguns sites como o Wikipédia, a página da BBC e da Anistia Internacional permanecem bloqueadas, outras já podem ser acessadas, como, entre outras, os blogs do servidor Blogspot.

A China tem a segunda maior comunidade de internautas do mundo (137 milhões), que cresce a tal ritmo que em questão de dois ou três anos será a maior do planeta.


Fonte: EFE




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/1682/visualizar/