Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Terça - 18 de Novembro de 2003 às 13:03
Por: R0NiN

    Imprimir


A lista dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo foi divulgada neste domingo....O Earth Simulator, supercomputador que simula o comportamento da Terra, construído pela NEC, e o ACSI Q, criado pela HP, mantiveram-se nas primeira e segunda colocações do ranking, com performance de 35,6 teraflops (trilhões de cálculos por segundo) e 13,8 teraflops, respectivamente.

No entanto, a surpresa é que entre os top 10, três máquinas aparecem pela primeira vez, uma é atualizada e duas são baseadas em processadores que nunca figuraram entre os dez supercomputadores mais rápidos: o PowerPC 970, da IBM e o Opteron, da AMD.

Segundo a lista, publicada duas vezes ao ano pela University of Mannheim, University of Tennessee e o Lawrence Berkeley National Laboratory, os chips da IBM aparecem no supercomputador de US$ 5,2 milhões montado cerca de dois meses atrás a partir da união de 1.100 Apple G5, computadores com duplo processador.

A supermáquina, apelidada de Big Mac é capaz de realizar 10,3 teraflops --terceira mais potente do mundo-- e foi construída pelo Instituto Politécnico de Virgínia e pela State University.

Já os processadores Opterons são usados em um cluster de 2.816 chips montado pela Linux Networx para o Los Alamos National Laboratory. O supercomputador tem capacidade de realizar até 8 trilhões de operações por segundo.

Performance total

A soma da performance dos 500 maiores supercomputadores tem crescido cerca de dez vezes a cada quatro anos. A capacidade das máquinas totaliza 530 teraflops.

Em 1993, sua capacidade era de pouco mais de 1 teraflop. A performance passou a 10 teraflops em 1997, 100 teraflops em 2001 e deve chegar a 1.000 teraflops --ou 1 petaflop --em 2005, segundo os especialistas.

IBM x HP

A IBM e a HP continuaram responsáveis pela maioria dos supercomputadores. A HP é dona de mais sistemas na lista dos 500 maiores supercomputadores, são 165 contra 159 da IBM --pequena diferença entre os 159 contra 156 contabilizados em junho.

No entanto, quando considerada a capacidade total de processamento dos supercomputadores, a IBM leva a vantagem. A big Blue responde por 35% da performance das máquinas, frente aos 23% da HP. Essa diferença também é semelhante à registrada em junho deste ano, quando a IBM bateu a HP por 35% a 24%.

Fonte: FolhaOnline




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/170/visualizar/