Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Sexta - 05 de Dezembro de 2003 às 21:02
Por: Whit3_Sh4rk

    Imprimir


Primeiro levantamento de custo de propriedade (TCO) no Brasil mostra que o Windows é 11,2% mais barato que o software livre.Assim como em outros estudos já realizados no exterior, o sistema operacional Windows mostrou-se mais vantajoso em termos de custos em comparação com o Linux, especialmente nos cenários de médias e grandes empresas brasileiras. A conclusão é de um levantamento da IT Mídia e Universidade de São Paulo, que aponta que o Custo Total de Propriedade (TCO) do sistema operacional da Microsoft chega a ser 11,2% mais econômico do que o do software livre.

O levantamento realizado pela IT Mídia e por duas unidades da USP teve uma base de 242 empresas de setores e portes variados, além de características diferenciadas de utilização da tecnologia. A Faculdade de Economia e Administração (FEA) realizou a análise econômica e de custos e o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) ficou responsável pelas avaliações técnicas.

De acordo com o estudo, os gastos em treinamento e consultoria chegam a ser até cinco vezes maiores nas companhias que utilizam Linux, comparando com o mesmo tipo de despesa nas empresas que adotam Windows. Além disso, as licenças de software livre chegam a 21% do total dos gastos em TI, enquanto que a plataforma da Microsoft é mais vantajosa também nesse aspecto, com 16% dos investimentos.

A análise dos ambientes focou custos como hardware, licenças de software, pessoal, treinamento, consultoria e downtime (período em que os equipamentos ficam fora de uso por motivos técnicos). O objetivo, segundo os coordenadores do estudo, foi comparar os gastos entre os diferentes produtos e ajudar as corporações a analisar seus próprios números.

“O estudo realizado pela USP tem grande valor para o mercado brasileiro, porque rompe com o mito de que há soluções tecnológicas gratuitas”, afirma Eduardo Campos, gerente de estratégia de mercado da Microsoft Brasil. “Há custos atrelados às soluções de software livre e muitas vezes superiores às do software desenvolvido comercialmente. A diferença entre software livre e comercial é o modelo de obtenção de receita pelas empresas, mas não há custo zero em tecnologia.”

O levantamento foi coordenado pelos professores Nicolau Reinhard, da FEA, e Odemir Bruno e João Batista, do ICMC. Segundo os professores, deve-se levar em consideração aspectos técnicos, estratégia, além de cultura empresarial e de mercado. Além disso, são igualmente relevantes as políticas de preços, disponibilidade de serviços e recursos humanos.

Sobre a Microsoft

A Microsoft Corporation ocupa a primeira posição no ranking mundial das empresas de software. A empresa investe anualmente US$ 6,9 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, um dos maiores orçamentos do mundo. A subsidiária brasileira foi inaugurada em setembro de 1989 e, nesses 14 anos, conseguiu atingir a marca de 45 mil pessoas que, de alguma forma, desenvolvem software, prestam serviços, treinam e capacitam profissionais na plataforma. Esse contingente está espalhado por 10 mil empresas brasileiras, gerando transferência de tecnologia e capacitação profissional para a população. Somente nos últimos quatro anos, a Microsoft Brasil investiu R$ 30 milhões em projetos sociais no país para levar a tecnologia a comunidades carentes, em parceria com organizações como CDI – Comitê para Democratização da Informática, Instituto Ayrton Senna e Projeto Aprendiz.


Fonte: GuerraDigital




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/206/visualizar/