Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Sábado - 06 de Dezembro de 2003 às 23:03
Por: Informante

    Imprimir


A 1ª BSDCon Brasil teve seu primeiro dia bastante corrido e concorrido. Foram palestras, mini-cursos e demonstrações práticas de instalação dos sistemas FreeBSD, NetBSD e OpenBSD, em 3 salas distintas durante o evento. Leia aqui tudo (ou quase tudo) que aconteceu nesse dia.Para abrir o evento, uma palestra na sala 1 sobre a história do Unix, com o palestrante André Emilio Toscano, que conduziu a palestra um tanto quanto apreensivo e até mesmo um pouco nervoso. O assunto, por se tratar da história do unix (e como toda história de alguma coisa), é difícil de prender a atenção, mas o conteúdo em si foi muito interessante.

Paralelamente a essa palestra, na sala 2, Diego Linke (Diretor de Tecnologia da Web4Ever) mostrava como era feita uma instalação de FreeBSD, de cabo a rabo. A platéia, apesar de reduzida (umas 25 pessoas mais ou menos), saíram satisfeitas. Ainda ao mesmo tempo na sala 3 ocorria um mini-curso. Ou seja, era ação pra todos os lados.

Mal terminou a palestra sobre a história do Unix, já começava na sala 1 uma outra palestra sobre o NetBSD, com Ricardo Ryolti. Nessa hora, meio atordoado com tudo que acontecia a minha volta, eu já não sabia mais pra onde ia. Sala 1, sala 2, sala 3, corredores, escadas, elevador, sobe e desce, desce e sobe, roda corredor, desce pela escada, sobe outra, muda de sala... Loucura!!!

Finalmente, chegou a hora do almoço. Uma pausa daquela agitação do vai-pra-lá-vem-pra-cá-volta-pra-lá-e-pra-cá e um momento de descanso a todos. Ou quase. Pois tivemos que andar mais ou menos 1 kilometro até chegar ao shopping e almoçar. O local do evento é muito legal, bonito, tem uma praia e o pão de açúcar do lado, bondinho subindo e descendo, mas pra forrar o estômago não existe lugar pior. Nada perto! :(

Depois de andar o mesmo kilometro pra voltar, as 14h, começou o mini curso de segurança de Nelson Rufino, diretor da Pangéia Informática. Abordando inicialmente assuntos básicos, Nelson foi se aprofundando em determinados pontos e interagindo com o público, que estava bastante atento e fazendo perguntas a todo momento. Durante as três horas de mini curso e entre umas conversas de criptografia, atualizações de software, cartões de memória (smart cards) e altos papos de snort, firewall e honeypots, Nelson aproveitava o tempo para divulgar o seu livro Segurança Nacional, da Novatec Editora.

Nesse período, na sala 2 rolou instalações de NetBSD e OpenBSD, passo a passo. Mais algumas palestras, super interessantes diga-se de passagem, foram feitas na sala 1, sobre OpenBSD, Darwin e FreeBSD.

O ponto alto ficou na palestra das 17 horas, com ninguém menos que Mario Sergio Fujikawa Ferreira, um dos brasileiros que atuam diretamente na coleção de Ports do FreeBSD. Como não podia deixar de ser, ele falou na prática como operar com os Ports do FreeBSD. Uma verdadeira aula.

Conversando rapidamente com um dos diretores da OpenIT, Carlos Carvalho (mais conhecido como Cartola), ele disse que estava satisfeito com o resultado do evento, mas que por motivos de pouca divulgação, não conseguiram trazer o público que ele realmente esperava. Mas isso não prejudicou em nada do andamento do evento. O conteúdo estava com boa qualidade e amanhã (domingo), promete ser bem interessante também.

Fonte: Redação Total Security




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/209/visualizar/