Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Tecnologia
Segunda - 20 de Dezembro de 2010 às 16:17

    Imprimir


Nokia e Microsoft estariam discutindo uma aliança, que faria com que a fabricante finlandesa passasse a usar em alguns de seus celulares a plataforma Windows Phone 7. A informação vem do blog de um respeitado jornalista russo, Eldar Murtazim, que costuma descrever, em primeiro mão, diversos celulares que mal chegaram ao mercado.

Segundo Murtazim, representantes da Nokia se encontraram, em segredo, com autoridades da companhia de Redmond durante todo o mês passado. A cooperação que estariam discutindo seria, de fato, algo em relação ao Windows Phone 7, e não, como alguns especularam, sobre o pacote de escritório Office.

É importante ressaltar, no entanto, que a Nokia sempre negou o boato de que usaria outros sistemas que os seus: o conhecido Symbian e o MeeGo, que só deve aparecer no ano que vem. Antes que notícias do WP7 surgissem, já se falava em Android, da Google, nos smartphones da companhia.

Ainda assim, por mais surpreendente que seja o relato de Murtazi, é absolutamente verossímil. Atualmente, o Symbian OS, presente em todos os smartphones da fabricante, não é visto como um concorrente à altura de iOS, do iPhone, e do Android. Este último, por sinal, tem ameaçado a liderança da Nokia: em pouco mais de dois anos já abocanhou um quarto do mercado de dispositivos móveis.

O contra-ataque da Microsoft
A gigante dos softwares revelou este ano a sua nova plataforma para smartphones: o Windows Phone 7. O sistema recebeu críticas diversas, não convenceu, mas também não decepcionou. Ele chegou, porém, muito depois dos populares iOS e Android e com a difícil tarefa de recuperar tudo o que seu antecessor, o Windows Mobile, perdeu – em três anos, sua participação no mercado despencou de 62% para menos de 3%.

Por tudo isso, Murtazi afirma que tanto a Microsoft quanto a Nokia estão desesperadas para resgatar a preponderância de anos atrás. O que joga contra a parceria é a intenção da empresa finlandesa de investir pesado no Symbian em 2011, que deve ser completamente reformulado. Além disso, o MeeGo, sistema desenvolvido em parceria com a Intel, já está praticamente pronto, e também deve alterar o modo como a Nokia é vista pelos consumidores e analistas.




Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/2307/visualizar/