Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Tecnologia
Quarta - 22 de Dezembro de 2010 às 16:11

    Imprimir


A constante batalha entre TVs de Plasma ou LCD (ou melhor, entre seus proprietários) pode destruir amizades e afastar seus entes queridos com a mesma intensidade de guerras clássicas como Apple versus Microsoft ou Nintendo versus Sega.

E como muitas das boas brigas no mundo da tecnologia, os embates que acontecem nos comentários de reviews e fóruns de entusiastas de home theater são caracterizados por fãs ardorosos trocando “fatos” (no caso, sobre coisas como nível de preto e tempo de resposta). E muitos destes “fatos” não são revistos desde 2002.

Não compre uma TV nova com base em informações velhas. Veja como as TVs de Plasma e LCD se saem hoje em dia.

Preto, brilho e LEDs

Tradicionalmente, as TVs de Plasma sempre foram capazes de produzir níveis de contraste mais elevados, o que significa pretos mais pretos e brancos mais brancos que os modelos com tecnologia LCD. Isto é particularmente importante para os cinéfilos, já que você não vai encontrar muitas cenas escuras em uma partida de futebol.

Mas não importa o que você assiste. Em teoria, já que o olho humano tem mais receptores sensíveis à luz (bastonetes) do que a cor (cones), somos naturalmente atraídos a telas com um nível de contraste mais alto, não importa o que esteja passando.

O motivo para as TVs de Plasma terem contraste melhor tem a ver com a forma como a tela funciona. Cada ponto (pixel) que compõe a imagem em uma tela de Plasma emite sua própria luz, e quando desligado é simplesmente preto. Em contraste, uma tela LCD é inteiramente iluminada por uma lâmpada fluorescente (CCFL) atrás do painel, e mesmo um pixel desligado deixa vazar parte desta luz.

Mas aí surgiram as TVs LCD com iluminação LED, que fizeram muito barulho no mercado de HDTV nos últimos dois anos. As TVs com iluminação LED tem muitas vantagens sobre os modelos CCFL, entre elas o fato de serem mais finas, consumirem menos energia e gerarem menos calor.

Para os cinéfilos, o recurso mais importante é o “local dimming”, que permite que a TV ligue e desligue alguns dos LEDs seletivamente. Quando uma TV LCD com LED mostra uma cena escura, ela pode desligar a iluminação de partes da tela enquanto deixa outras áreas ligadas, resultando em tons de preto mais profundos e um melhor contraste.

Claro que a aparência da imagem em uma TV depende muito da sala onde você irá assistí-la. As TVs de Plasma tradicionalmente se saem melhor em salas completamente escuras, já que a natureza a tecnologia de telas de plasma exige o uso de um painel de vidro, que reflete mais luz que o painel fosco de uma TV LCD. Isto tornou as TVs de Plasma perfeitas para os cinéfilos, mas tem tanto para qualquer um que assiste TV em uma sala durante o dia ou em um ambiente de uso comum onde as luzes tem de ficar acesas.

Mas hoje em dia há fabricantes de TVs LCD com iluminação LED que usam painéis de vidro com uma cobertura brilhante que as torna tão difíceis de ver em uma sala iluminada quando uma tela de Plasma, e neste meio tempo os fabricantes de TVs de Plasma vem trabalhando para aprimorar a tecnologia anti-reflexo em seus painéis. Como resultado, não podemos expressar uma opinião generalizada sobre esta questão para nenhuma das duas tecnologias.

O veredito: os fãs do Plasma ainda vão insistir que a sua tecnologia é superior, enquanto os fãs do LCD irão declarar o LED como seu salvador. Mas quando o assunto são níveis de preto, condições de visualiação e contraste, não encontramos mais uma diferença significativa entre as duas tecnologias como um todo, apenas diferenças entre modelos individuais.

“Manchas” nas TVs de Plasma

As primeiras TVs de Plasma sofriam de um problema chamado de “burn-in”. Imagens estáticas exibidas por muito tempo (como o placar de um videogame ou o símbolo de uma emissora no canto da tela) continuavam visíveis como “sombras” ou “manchas” na tela mesmo depois da imagem mudar ou com a TV desligada. Isso acontecia porque o fósforo que recobre aquela parte da tela se superaquecia e perdia luminosidade, produzindo uma sobra.

Tecnicamente, as TVs de Plasma modernas ainda podem ser afetadas pelo burn-in. Mas elas usam menos energia que os primeiros modelos a chegar ao mercado, o que significa que é mais difícil sobrecarregar o fósforo e causar o problema, especialmente se você está usando a TV no “modo doméstico” em vez do “modo loja”.

Mesmo modelos em exibição nas lojas, que geralmente mostram as mesmas imagens por horas a fio no “modo loja”, raramente sofrem com o burn-in, o que atesta a raridade do problema. Você também não deve ter problemas, mas se quiser ter certeza desligue a TV quando não a estiver usando, já que a garantia do fabricante geralmente não cobre burn-in.

O veredito: Burn-in não é um problema tão grande quanto antes, mas em teoria ainda pode acontecer. Desligue sua TV de Plasma quando não estiver assistindo (pelo menos você ecnomiza energia), ou compre uma TV LCD se você quiser ter certeza absoluta de que não será “queimado”.





Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/2315/visualizar/