Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Domingo - 14 de Dezembro de 2003 às 00:48
Por: mutley_sandro

    Imprimir


O compartilhamento de arquivos de áudio e vídeo pela Internet pode estar com os dias contados.Pelo menos do modo como é feito hoje, via redes peer-to-peer, e passando ao largo do pagamento de direitos autorais. Um novo padrão de compartilhamento de arquivos desenhado para distribuir músicas e filmes com copyright legitimamente foi desenvolvido por um consórcio de tecnologia.

O Content Reference Forum (CRF), fundado pelo grupo Universal Music e apoiado por empresas de tecnologia, lançaram nesta semana as primeiras especificações para o novo padrão, que permite a troca de pequenos arquivos contendo informações sobre música, vídeo ou outros dados, mas não o conteúdo em si.

Esse arquivo seria usado para recuperar o conteúdo atual de um Servidor de Referência de Conteúdo (CRS). O conteúdo estaria em um formato de cópia protegida, projetado para não ser compartilhável.

Porque os arquivos não contêm nenhum conteúdo, eles poderiam ser distribuídos em qualquer meio sem preocupação com a pirataria. Os arquivos poderiam até ser distribuídos através de redes de compartilhamento de arquivos como o KaZaA, que tem sido culpado pela indústria do entretenimento de encorajar largamente a infração de direitos autorais.

Até agora, a maioria dos esforços para conter a pirataria digital vinha se concentrando na proteção de dados de áudio ou vídeo usando criptografia e não prevenindo o compartilhamento.

Pela nova tecnologia, cada arquivo CRF conteria metadados sobre a música ou o filme, regras relacionadas ao seu uso e talvez informação sobre a pessoa que o enviou. A Universal Music afirma que o padrão tornaria possível às pessoas que preferem tipos diferentes de computador ou de formatos de arquivos de música compartilharem música mais facilmente.

O CRF acredita que a indústria do entretenimento poderia oferecer bônus às pessoas que enviam um certo número de arquivos a amigos. O CRF espera que o padrão de compartilhamento de arquivos seja adotado pelas empresas de tecnologia e incorporado nos softwares de tocadores de música.

Fonte: Click UOL




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/234/visualizar/