Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Sexta - 07 de Janeiro de 2011 às 09:35

    Imprimir


Muitos profissionais de TI estão mal preparados para o avanço contínuo dos sistemas e infraestruturas baseados no conceito de cloud computing. Apesar de ser compreensível durante o ano de 2010, em 2011 esse desconhecimento pode ser um fator limitador para a carreira.

Muitos desses profissionais ainda encaram cloud computing como um termo da moda e não deram a atenção devida a ele. Por algum tempo, o conceito realmente foi modismo, mas a computação em nuvem entrou em outro nível. As empresas já enxergam o modelo de infraestrutura como potencial alavancador de negócios e meio para redução de custos. Além disso, muitas já avançaram na virtualização, considerada etapa fundamental antes de se implementar a nuvem.

Para os profissionais recuperarem o tempo perdido, o chefe de tecnologia da Blue Mountains Labs, empresa de projetos de cloud computing, dá alguma sugestões de uso de computação em nuvem para alavancar a carreira.

1 – Foco na educação
Nesse caso, deve-se começar do básico, como entender as diferenças da nuvem em termos de infraestrutura, softwares e plataforma, além de saber como quando e onde usar. Há, no mercado, literatura muito boa a respeito, com substância teórica e conselhos práticos. Além disso, a cobertura que a imprensa faz do assunto, como o site da Computerworld, possui um conteúdo rico a respeito.

2 – Crie uma estratégia de cloud computing
Criar uma estratégia pessoal faz com que o profissional esteja à frente para obter atualizações e ser proativo com relação aos próximos passos tecnológicos de seu empregador. Como criar a estratégia? Incluindo estudos e planos sobre cloud computing em cada aspecto dos recursos de tecnologia, inclusive ao pensar em casos de negócios, road maps e orçamentos. É bom não se esquecer, no entanto, das questões políticas que envolvem os recursos: a estratégia deve incluir participação das outras áreas da empresa para reduzir riscos políticos.

3 – Estimule a experimentação
Uma das formas mais eficientes de estimular o uso de infraestrutura como serviço (IaaS) ou plataforma como serviço (PaaS) é criar protótipos para que todos entendam o valor que as tecnologias podem (ou não podem) trazer. Extraia o máximo de informação desses experimentos para rever o planejamento de cloud.





Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/2347/visualizar/