Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Quarta - 28 de Maio de 2003 às 10:13
Por: _nafre_

    Imprimir


A venda de cartões de crédito roubados na internet está cada vez mais se transformando em um mercadão - que gera mais de um bilhão de dólares de prejuízo ao sistema financeiro mundial, diga-se de passagem.Um artigo publicado hoje na versão online do The New York Times diz que a cada semana cresce o número de marketplaces fechados (com acesso restrito a membros registrados) na web oferecendo dezenas de milhares de números de cartões de créditos furtados, por preços que podem variar de 40 centavos de dólar a cinco dólares, dependendo do grau de autenticação da informação oferecida, ou ainda em pacotes de 100 dólares por 250 cartões e mil dólares por cinco mil números, para citar exemplos.

O preço costuma variar conforme a demanda e os vendedores oferecem garantias de que os números são válidos. A maioria desses verdadeiros templos de criminalidade online, informa a matéria, é administrada por pessoas que moram na antiga União Soviética.

O NYT diz que a mesma tecnologia que permite o roubo e a venda de cartões roubados, no entanto, ajuda a dar uma noção bastante clara de como anda o mundo online da ladroagem, com direito a perceber em tempo real até mesmo como é a ação, a ética e o "código de honra" entre os ladrões.

Os especialistas em segurança entrevistados pelo NYT afirmam que a maioria dos compradores de números de cartões roubados estão na antiga União Soviética - principalmente Rússia e Ucrânia -, na Europa Oriental e na Ásia - em especial, na Malásia.

Os cartões roubados são usados em uma infinidade de fraudes, entre elas em compras online ou desvio direto de dinheiro da conta de seus proprietários. Os dados desses usuários, diz a matéria, geralmente são obtidos por hackers que quebram os sistemas de lojas online, conseguindo assim acesso a milhares de registros de cartões de crédito em poucos segundos.

Segundo o NYT, alguns dos marketplaces que vendem cartões roubados chegam a ter dois mil membros - e o administrador do sistema vive mudando seu endereço de e-mail para prevenir que suas atividades sejam monitoradas pelas autoridades e pela polícia.

Números de uma pesquisa realizada recentemente pela Celent Communications mostram que a taxa de fraudes com cartões Visa e Mastercard na internet são de 0,25%, contra as taxas de, respectivamente, 0,08% e 0,09% no mundo real.

Um dos especialistas da Computer Security institute, Richard Power, afirmou que a coisa está feia e que as perdas financeiras com este tipo de roubo são "subestimadas e não relatam a total verdade", além de estarem para lá da casa dos dois dígitos de bilhões. De qualquer forma, a Visa já avisou que está trabalhando junto ao FBI para combater os criminosos.


Fonte: Renata Mesquita, do Plantão INFO




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/26/visualizar/