Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Internet
Segunda - 05 de Dezembro de 2011 às 09:42
Por: Eric Mack

    Imprimir


Chrome superou o Internet Explorer no Brasil, e se tornou o navegador mais utilizado no País. Segundo o instituto StatCounter, entre outubro e novembro, ele cresceu quase quatro ponto percentuais, alcançando a participação de 39,8%. O IE perdeu quatro pontos e agora possui 34,4%. Já o Firefox cresceu pouco e se manteve na terceira colocação, com 23,8%.

No mundo, pela primeira vez desde o lançamento, em 2008, o Chrome alcançou a segunda colocação no mercado de navegadores. De acordo com o instituto, ele finalmente superou o tradicional Firefox, chegando em novembro à fatia de 26%, ante 25% do rival.

Dos cinco principais browsers, apenas o da Google tem conseguido crescer. Em relação ao mesmo mês do ano passado, por exemplo, ganhou cinco pontos percentuais. Firefox e Internet Explorer – que se manteve na liderança com 40,63% – vêm há dois anos perdendo participação, e Safari e Opera continuam estagnados.

As principais virtudes atribuídas ao Chrome são velocidade e estabilidade. Cada aba do navegador é tratada com um processo separado, de modo que caso uma falhe, as outras não são afetadas. O boca-a-boca, de acordo com a StatCounter, tem ajudado bastante no crescimento do software, mas o massivo investimento da Google também precisa ser destacado.

Para outra empresa de pesquisa, a NetMarketShare, o Firefox ainda está na segunda colocação, apesar da ascensão do concorrente. Recentemente, o programa decidiu adotar algumas das características do Chrome, como updates frequentes e atualizações silenciosas.

Embora o IE continue em uma posição privilegiada – quase 15 pontos percentuais acima dos rivais – ele nem se compara a que possuía há dez anos, quando detinha mais de 90% do mercado. É possível que, quando o Windows XP deixar de ser o sistema mais utilizado no mundo, o navegador da Microsoft também perca a liderança.

De acordo com a empresa, os números são calculados a partir de um código de rastreamento instalado em mais de 3 milhões de sites no mundo todo, que registram cerca de 15 bilhões de cliques mensalmente.




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/2621/visualizar/