Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Quinta - 26 de Fevereiro de 2015 às 17:35
Por: Marcelo Gomes

    Imprimir


Segundo informações do jornal O Globo, o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Raimundo Nonato Alencar, foi o responsável por dar vitória às operadoras, que tinham recorrido da decisão, e derrubar a determinação do juiz Luiz de Moura Correia.

Na sentença, o desembargador afirma que a punição determinada pelo juiz não é razoável e “afeta milhões de pessoas em prol de investigação local. No entanto, Alencar disse que a liminar não desobriga o WhatsApp a cooperar com a Justiça repassando as informações solicitadas.

Por sua vez, a Polícia Civil do Piauí afirmou que aplicará novas punições ao WhatsApp até que o aplicativo de mensagens colabore com as investigações.

Entenda o caso

O juiz da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, do Tribunal de Justiça do Piauí, Luiz Moura Correia, pediu o bloqueio do WhatsApp no país junto às empresas de telefonia locais. No entanto, o magistrado disse que a razão para a medida não pode ser informada uma vez que a ação corre em segredo de Justiça.

No entanto, como aponta a reportagem do O Globo, a Secretaria estadual de Segurança Pública do Piauí alega que o pedido de suspensão do app foi feito porque o WhatsApp teria se recusado a tirar de circulação fotos em que crianças e adolescentes são expostos sexualmente. O caso é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina e teria acontecido em 2013.

A decisão do magistrado teria sido publicada em 11 de fevereiro, mas foi vazada nesta quarta-feira, dia 25. As empresas de telefonia foram informadas sobre a ação no último dia 19 e estariam recorrendo, uma vez que o prazo para a suspensão é de apenas 24 horas – e atinge os domínios whatsapp.net e whatsapp.com.





Fonte: IDGNOW

Autor

Marcelo Gomes
marcelo@totalsecurity.com.br www.totalsecurity.com.br

Analista de sistemas e programador, atua profissionalmente com desenvolvimento desde 1993. Passou por diversas áreas com sistemas desktop até conhecer a web e, desde então, focou no desenvolvimento de projetos próprios nessa plataforma online.  Colaborador de várias revistas, teve alguns de seus maiores artigos publicados pela editora Digerati.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/3164/visualizar/