Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Sexta - 19 de Março de 2004 às 13:50
Por: r3w0p

    Imprimir


O Kazaa, programa para a troca de arquivos pela internet, está sendo alvo de mais um processo por violação de direitos autorais. Desta vez, porém, não são as gravadoras ou a indústria cinematográfica que acusam o popular programa, mas um romeno, que afirma que escreveu o código-fonte do Kazaa. Ele pede US$ 25 milhões de indenização.

Fabian Toader, atualmente um programador da Microsoft e morador da cidade de Redmond (EUA), garante ter desenvolvido a base do programa em 2000 quando trabalhava na Romênia para uma empresa chamada Kazaa B.V. Em 2002, a Kazaa B.V. vendeu os direitos do aplicativo para a Sharman Networks.

O programador afirma que nunca assinou um contrato com a Kazaa B.V. e alega que, pelas leis de direitos autorais dos Estados Unidos e da Romênia, o verdadeiro dono do programa é ele. Toader quer que a Justiça confirme que o Kazaa é de sua propriedade e que a Sharman pague US$ 25 milhões por uso indevido do aplicativo.

A Sharman rebateu as acusações do programador. "Fabian Toader tinha um acordo de cessão de todos os direitos autorais dos programas em que trabalhou para a Kazaa B.V.", disse Rich Chernela, porta-voz da companhia.

Segundo o representante, essa é a mais nova "tentativa de extorsão" de Fabian Toader, que já foi processado pela Sharman por tentar chantagear a companhia. Na ocasião, a Justiça norte-americana concedeu um mandado garantindo os direitos da Sharman, afirmou Chernela.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/636/visualizar/