Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Sexta - 04 de Junho de 2004 às 23:31
Por: Observador

    Imprimir


Após meses dando pequenas pistas sobre as suas intenções, a Sun Microsystems confirmou nesta quarta-feira (02/06) que pretende divulgar o código do sistema operacional Solaris sob uma licença de código aberto.Russ Castronovo, porta-voz da empresa, confirmou que uma versão aberta do sistema está a caminho, mas não revelou qualquer outro detalhe significante envolvendo o projeto.

O debate envolvendo a abertura ou não do código do Solaris tem sido contenciosa, segundo fontes internas da Sun. Um dia antes do anúncio, na terça-feira (01/06), o Chief Executive Officer (CEO), Scott McNealy, afirmou que fazia pouco sentido tornar pública uma propriedade tão valiosa da empresa.

Por outro lado, a Sun já publicou diversos códigos abertos, incluindo a suíte de aplicativos OpenOffice, componentes desktop do Gnome e o aplicativo para servidores Tomcat. No entanto, os principais produtos da empresa - o sistema Solaris e a plataforma Java - continuam proprietários.

Enquanto o kernel (núcleo do sistema operacional) contém tecnologias exclusivas da empresa, uma versão em código aberta do sistema precisa ser lançada em um prazo de poucos meses, caso a Sun queira provocar interesse na comunidade de desenvolvedores. "Se a Sun não concluir o projeto em seis meses, não vai fazer mais diferença alguma para a comunidade, já que o sistema Linux está evoluindo rapidamente", afirmou Eric Raymon, fundador da organização Open Source Initiative.

A Sun perdeu grande do mercado na área de servidores em detrimento das diversas versões do Linux, capazes de rodar em sistemas Intel de baixo custo. Segundo pesquisa realizada pelo IDC, as vendas do Linux aumentaram em 57% no primeiro trimestre de 2004, quando comparadas com o ano anterior.

O fato de que a Sun planeja abrir o código-fonte do Solaris chega a ser irônico, comenta Raymond. "É uma questão histórica, já que o Linux começou a ser desenvolvido justamente porque o Solaris era muito caro e seu código era proprietário", lembra. "Se o código do Solaris tivesse sido publicado em 1990 ou antes, o Linux nunca existiria".




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/793/visualizar/