Em memória de Giordani Rodrigues

Publicado em Segunda - 04 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

Acessório Nike + iPod representa ameaça à privacidade, diz estudo

O gadget Nike + iPod http://www.apple.com/ipod/nike/, dispositivo que conecta um sensor instalado no tênis ao iPod e que permite ao usuário obter informações como a distância percorrida e a velocidade, pode também servir para fins pouco éticos. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington, no qual o acessório é considerado uma ameaça à privacidade do usuário, pois pode ajudar a criminosos rastrear o usuário enquanto está realizando sua caminhada.

Segundo o site The Register http://www.theregister.co.uk/2006/12/04/nike_ipod_security_threat/, o problema reside na área de cobertura do sensor que fica no calçado, que se baseia na tecnologia de rádio-freqüêncdia RFID. Embora os dados que ele envia ao receptor instalado no iPod sejam criptografados, o seu alcance chega a pouco mais de 18 metros, o que possibilitaria a uma pessoa má intencionada rastrear os movimentos do dono do Nike + iPod. Essa pessoa poderia usar essas informações para comprometer a sua privacidade e segurança, dizia o comunicado oficial dos pesquisadores. Quando você está caminhando com o sensor Nike + iPod, ele transmite mensagens por meio de ondas de rádio. Essas mensagens podem ser potencialmente privadas pois podem revelar onde você está.

Um pequeno computador devidamente equipado seria o suficiente para captar os dados do sensor RFID. Se instalado próximo à residência do usuário do Nike + iPod - como em um arbusto no meio do jardim - toda vez que o tênis passar por ali, o equipamento poderia dar um alerta a seu dono, dizendo que a residência está desabitada naquele momento, o que pode ser uma boa oportunidade para a ação de ladrões. Em um cenário mais extremo, uma rede de sensores instalados em determinado perímetro poderia ajudar a criminosos controlar a movimentação de mais de um usuário do Nike + iPod. Para os pesquisadores, essa última possibilidade não seria nem difícil, nem cara de ser realizada. Nosso protótipo prova que uma pessoa pode construir um equipamento completo de rastreamento com menos de US$ 250 (R$ ).
Leia mais...

Microsoft prepara software de design gráfico para competir com Adobe

Publicado em Segunda - 04 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

A Microsoft planeja lançar seu primeiro aplicativo de design gráfico e de web em meados de 2007, passando a competir diretamente com a Adobe Systems.

O software, batizado de Expression Studio, deve ser lançado no segundo trimestre de 2007 e contará com quatro aplicações. Ele deve ser vendido por 599 dólares nos Estados Unidos.

O pacote, que estava previsto para ser lançado no final de 2006, era composto por três aplicações. Agora, são quatro, incluindo o iView Media Pro, software para gerenciamento de fotos, adquirido em junho pela empresa.

Esta aplicação, que agora foi rebatizada de Expression Media, já está disponível para teste e compra no site da Microsoft por 299 dólares.

Fazem parte do pacote o Expression Web, uma ferramenta de web design, a Expression Blend, uma ferramenta interativa de design, e a Expression Design, uma aplicação semelhante a Adobe Illustrator.
Leia mais...

Myspace vulnerável a código malicioso

Publicado em Segunda - 04 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

Falha na página de usuário do famoso site de relacionamento myspace.com, possibilita introdução de código malicioso em css.
Leia mais...

Firefox cresce pelo 11º mês consecutivo

Publicado em Domingo - 03 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

O Firefox registrou, pelo 11º mês consecutivo, mais um ganho de participação: detém agora 13,5% do mercado de browsers.

Os dados, relativos a novembro, fazem parte de uma pesquisa mensal sobre o uso de browser realizada pela Net Applications. O Internet Explorer continua a dominar o mercado, com 80,7% da preferência.

De acordo com os dados, depois de pouco mais de um mês de seu lançamento, o IE 7 é a opção de 8,8% dos usuários dos browsers da Microsoft. Já entre os usuários do navegador Firefox, a versão 2.0 é a preferência de 3,6% do total.

Na pesquisa, quem aparece em terceiro lugar é o Safari, browser da Apple, com 4% do mercado, seguido do Netscape (0,8%) e do Opera (0,7%).
Leia mais...

Intel prepara processadores de quatro núcleos para produção em 2007

Publicado em Quinta - 30 de Novembro de 2006 | por Luiz Celso

A Intel começou a produzir amostras do seu processador de núcleo quádruplo chamado Penryn que oferece melhor velocidade de processamento e maior cache, disse um executivo nesta quinta-feira (30/11).

Nossos primeiros chips Penryn estão começando a ser fabricados agora e esperamos que saiam da fábrica logo, disse Rob Willoner, analista de tecnologia da Intel, durante uma apresentação para jornalistas.

Baseada na mesma microarquitetura da linha Core 2 Duo, o Penryn é o primeiro chip da Intel fabricado com o processo de 45 nanômetros. O chip estará disponível em versões para notebooks, desktops e servidores.

Atualmente, a maioria dos chips da Intel é feito usando o processo de 65 nanômetros. A mudança para um processo mais avançado significa que o tamanho real de cada transistor diminui, permitindo que mais deles sejam integrados em um mesmo pedaço de silício. Em adição, transistores menores precisam de menos energia e são, geralmente, mais rápidos.

Chips Penryn chegarão ao mercado durante a segunda metade de 2007. Além de mais rápido, o processador de quatro núcleos consumirá menos energia que produtos existentes da Intel e incluirão novas funções, como instruções adicionais para multimídia e aplicações de alta performance, disse Willoner.

A Intel planeja divulgar mais detalhes sobre o chip no próximo ano, declarou.

Como parte da mudança da Intel para o processo de 45 nanômetros, a fábrica D1D da companhia em Oregon, nos Estados Unidos, está mudando seu processo de fabricação para a nova tecnologia, disse Willoner.

Com isto, são três as fábricas da Intel em todo o mundo usando a tecnologia de 65 nanômetros para construir processadores, disse.
Leia mais...

Conheça os 10 vídeos mais assistidos da internet!

Publicado em Quarta - 29 de Novembro de 2006 | por Luiz Celso

Um estudo feito pela companhia inglesa “The viral factory” apontou os virais - vídeos que acabam se espalhando pela internet em uma espécie de boca-a-boca - mais assistidos de todos os tempos. A pesquisa foi encomendada pelo canal inglês UKTV G2, que irá veicular um programa chamado Totally viral.

Segundo o presidente da UKTV G2, Steve North, em entrevista a BBC, “os (vídeos) virais são o entretenimento do futuro.”

Confira abaixo os virais mais assistidos de todos os tempos, segundo a pesquisa (com links para os vídeos):

Star Wars kid (assistido 900 milhões de vezes)
http://ebaumsworld.com/starwarskid.html
O jovem canadense Ghyslan Raza gravou a si mesmo imitando um Jedi (ou coisa parecida) usando um taco de golfe como sabre de luz. O vídeo acabou caindo na mão de colegas que o colocaram na internet. Raza processou os amigos da onça.

Numa Numa (700 milhões)
http://www.youtube.com/watch?v=PK12XrnHcxs
Não foi só no Brasil que a música romena “Dragostea din tei” virou hit. Enquanto Latino fez uma versão nacional chamada “Festa no apê”, um americano de 19 anos acabou ganhando fama indesejada ao exercitar sem pudores sua voz ao som da música. O garoto, que se chama Gary Brolsma, acabou ficando conhecido apenas como Numa Numa.

One night in Paris (400 milhões)
http://pt.wikipedia.org/wiki/1_Night_in_Paris
Antes de fazer sucesso estrelando reality shows na TV, a socialite Paris Hilton ficou conhecida por um vídeo amador em que ela e seu namorado na época, Rick Solomon, apareciam fazendo sexo. Pega com a boca na botija, Paris acabou ficando ainda mais famosa graças ao vídeo, que circulou o mundo pela internet e depois passou a ser vendido por uma produtora pornô sob o título de “Uma noite em Paris”.

Comercial de lingerie com Kylie Minogue (360 milhões)
http://video.google.com/videoplay?docid=-8623345080381634720
A estrela da música pop inglesa bombou na internet na propaganda de lingeries da marca Agent Provocateur. Com calcinha, cinta-liga e sutiãs pretos, subiu em um touro mecânico ao som de “Main offender”, do The Hives.

The exploding whale (350 milhões)
http://www.youtube.com/watch?v=1_t44siFyb4
Esta reportagem de 1970 sobre uma baleia morta encalhada na praia nunca seria exibida em lugar nenhum além do jornal local se algum “gênio” não tivesse a idéia de se livrar dos restos mortais explodindo o mamífero com dinamite. Além da solução pouco esperta, exageraram na dose do explosivo e o resultado foi milhares de pedaços de carne podre de baleia voando pela praia, e um carro amassado por naco gigante da pobre coitada. Será que o seguro cobre?

Comercial da John West (300 milhões)
http://veryfunnyads.com/index.html?id=24905
Esta propaganda da marca de salmões inglesa John West apostou na luta entre um pescador e um urso por um salmão para fazer sucesso. E deu certo. A hilária seqüência de golpes de caratê e um golpe baixo no final garantiram uma audiência global para uma marca pouco conhecida internacionalmente.

Trojan games (300 milhões, não recomendável para menores de 18 anos)
http://www.youtube.com/watch?v=vuZ47hsn6Z0
A grande sacada desta marca de camisinhas foi criar uma olimpíada de mentirinha para atestar a suposta resistência de seu material. Para dar um ar de veracidade, fizeram um vídeo em que um halterofilista levanta um peso nada convencional.

Kolla 2001 (200 milhões)
http://www.kollaboration.org/video_david2001.php
O Kollaboration é um show de talentos feito pela comunidade coreana nos Estados Unidos e Canadá. Em 2001, um dos participantes, David Elsewhere, arrasou com uma dança esquisita e original. O vídeo mudou sua vida. A partir de então passou a ser chamado para programas de tv, talk shows e comerciais, representando o poder do boca a boca da internet.

Afro ninja (80 milhões)
http://www.ebaumsworld.com/2006/07/afroninja.html
O candidato a dublê vai participar do teste. De nunchako em mãos, tenta uma pirueta e dá de cara no piso. Atordoado, ainda se levanta para executar alguns golpes, sem sucesso. Como diria Mort Walker, criador do Recruta Zero: “o sucesso não é engraçado. O fracasso é”.

“O iluminado redux” (50 milhões)
http://www.youtube.com/watch?v=KmkVWuP_sO0
E se “O iluminado”, clássico do terror dirigido por Stanley Kubrick, fosse uma comédia? Em um concurso promovido pela associação dos editores independentes de Nova York, a idéia era pegar qualquer filme e criar um trailer para ele, mas dando a idéia de ser de outro gênero completamente diferente. Robert Ryang, 25 anos, executou a tarefa com maestria.
Leia mais...

Governo não deve apoiar lei de controle da internet

Publicado em Terça - 28 de Novembro de 2006 | por Luiz Celso

O ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos afirmou que o governo federal não deve apoiar o projeto de lei que prevê a regulamentação do uso da internet no Brasil como argumento para o aumento da segurança.
Leia mais...

Novo trojan capaz de detectar teclado virtual de bancos

Publicado em Terça - 28 de Novembro de 2006 | por Luiz Celso

O site de segurança espanhol hispasec, enviou um relatório sobre um novo trojan ativo na rede, com a finalidade de roubar dados bancários de pessoas infectadas.
Leia mais...

Estojo dispara alarme se sentir a falta do cartão de crédito

Publicado em Segunda - 27 de Novembro de 2006 | por Luiz Celso

Como as festas de final de ano significam gastos pesados em presentes, todo cuidado com o cartão de crédito é pouco. Pensando nisso, um site chamado Bim Bam Banana está vendendo um estojo que funciona como um alarme caso seu cartão passe muito tempo longe dele.

O dispositivo emite um bipe cada vez que seu usuário retira o cartão de dentro dele e solta um novo alerta a cada 20 segundos que o mesmo cartão fica longe dele. Taí uma boa pedida para afastar ladrões em geral. Aqui no Brasil, tal gadget é muito bem-vindo. Custa US$ 55 (cerca de R$ 119).
Leia mais...

Lula recebe 1º laptop de US$ 100

Publicado em Segunda - 27 de Novembro de 2006 | por Luiz Celso

Em visita ao Brasil para comemorar a primeira remessa de notebooks educacionais, o pesquisador Nicholas Negroponte, presidente do projeto One Laptop Per Child, se encontrou com o presidente Luís Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (24/11).

Na ocasião, Negroponte entregou ao presidente Lula o primeiro notebook educacional XO fabricado pela taiwanesa Quanta.

O equipamento faz parte da primeira carga de mil notebooks educacionais fabricadas pela companhia que deverá ser espalhada entre países interessados no OLPC para o desenvolvimento de aplicações regionais.

Lula foi o primeiro entre os presidentes dos cinco países onde a OLPC implementará os primeiros notebooks educacionais - Nestor Kitchner, presidente da Argentina, deverá ser a próxima autoridade agraciada.

Negroponte afirma que o motivo da sua visita e da entrega do primeiro modelo fabricado pela Quanta a Lula foi uma espécie de agradecimento pelo suporte que o presidente deu ao programa.

O pesquisador também afirmou que os primeiros notebooks educacionais, marcados para chegar ao país na última semana, sofreram um pequeno atraso e chegarão aos cinco primeiros países do projeto na próxima segunda-feira (27/11).
Leia mais...