Projeto Fedora lança distribuição Linux
Baseada no Red Hat Linux, a nova distribuição é compilada com otimizações para a arquitetura i686 (processadores Pentium II, AMD K6-3 ou mais recentes), o que garante melhor desempenho do sistema, mas ainda assim é compatível com CPUs Pentium da primeira e segunda gerações (Pentium e Pentium MMX). Os requisitos de sistema são um processador Pentium de 200 MHz, 520 MB de HD e 64 MB de RAM para um sistema mínimo em modo texto, ou Pentium II 400 MHz, 256 MB de RAM e 2.4 GB de espaço em disco para uma instalação no perfil estação de trabalho (Workstation).
Entre as novidades estão a possibilidade de uma instalação gráfica via FTP ou HTTP, administração remota do processo de instalação via VNC, boot gráfico, atualização do sistema via Internet com o APT ou YUP, suporte à aceleração gráfica (apenas em 2D) para as placas de vídeo ATI Radeon 7000, 9000, 9200, 9600, 9800 e FireGL, antes não suportadas, suporte à tecnologia Bluetooth e inclusão de novos softwares, como o navegador Epiphany, o MP3 Player Rhythmbox e o sistema de síntese de voz gnome-speech.
O download dos três discos de instalação pode ser feito via FTP, a partir do site oficial do projeto ou de um dos muitos mirrors fornecidos pela Red Hat, ou via BitTorrent, um sistema peer-to-peer projetado especialmente para distribuição de grandes arquivos. Antes da instalação, é recomendável que você use o recurso de checagem de integridade da mídia, presente no instalador do Fedora, para garantir que seus CDs são perfeitos e não houve erro na transmissão de dados ou durante a gravação do disco. Ignorar este passo pode resultar em problemas de instalação, instalação corrompida ou, pior, instabilidade no sistema operacional durante o uso.
Dentre os objetivos do projeto Fedora está o lançamento freqüente e constante de novas versões da distribuição, de duas a três vezes por ano. Mais informações, documentação e ajuda podem ser conseguidos no site oficial.
Comentários