Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Windows
Sábado - 22 de Abril de 2006 às 09:03
Por: Birkoff

    Imprimir


Um debate inédito durante o 7º FISL, nessa sexta-feira, revelou uma tentativa de aproximação da gigante do software Microsoft com a comunidade do código aberto. No encontro paralelo promovido pela Infomedia TV, a empresa indicou uma mudança na sua estratégia de mercado para buscar a coexistência entre o seu software comercial e o software livre.

Para Roberto Prado, Gerente de Estratégia de Mercado da Microsoft Brasil, a presença da empresa no evento é um reconhecimento da necessidade de interoperabilidade. "O modelo atual do software é heterogêneo, e precisamos encontrar um modelo de coexistência", revelou Prado dizendo que a tendência da indústria do software é pela abertura dos códigos fontes.

Segundo ele, a Microsoft precisou passar pelo processo de entender o que é o software livre e agora está trabalhando para uma aproximação com a comunidade. "Estamos aqui justamente para tentar corrigir o termpo perdido", revelou Prado.

César Brod, da Cooperativa de Soluções Livres SOLIS, diz acreditar que o debate é um reconhecimento da força que o movimento do software livre tem no Brasil. "A comunidade sente que venceu contra a gigante que é a Microsoft," disse. "O modelo de negócios está mudando, e a Microsoft também está percebendo isso," revelou Brod.

O debate foi marcado pela intervenção do fundador da Free Software Foundation, Richard Stallman, que bradava o slogan libertas quae sera tamen (liberdade ainda que tardia). "Não pela atitude da Microsoft, mas para apoiar o colega Brod," disse Stallman.

Para ele, a atitude da Microsoft é apenas uma maneira de distrair o público das verdadeiras questões do software. "Eles querem que a gente esqueça o fato de que o que eles fazem não está ok", contestou Stallman dizendo que o foco do debate deveria estar em abandonar por completo o software proprietário e abraçar as soluções livres.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/1435/visualizar/