Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Network
Terça - 20 de Fevereiro de 2007 às 14:37
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Em um caso que demonstra o perigo da ação de infiltrados, um antigo cientista da DuPont admitiu que baixou e roubou informações proprietárias e técnicas avaliadas em 400 milhões de dólares da companhia.

Gary Min confessou ser culpado de roubar segredos de mercado da companhia em novembro de 2006, mas detalhes dos caras foram oficialmente revelados apenas na quinta-feira pelo promotor oficial dos Estados Unidos, Colm Connolly, na Corte Distrital de Delaware.

Min, cujo primeiro nome verdadeiro é Yonggang, passará 10 anos na cadeia e terá que pagar uma multa de 250 mil dólares quando for condenado em 29 de março.

De acordo com os detalhes, Min começou a trabalhar como cientista da DuPont em 1995, focado na pesquisa com filmes de alta performance. Em 2005, ele começou a negociar com a multinacional Victrex sobre um possível emprego na Ásia e aceitou a oferta em outubro.

Mesmo que tenha começado a trabalhar na Victrex em janeiro de 2006, Min não informou à DuPont sobre o novo emprego até 12 de dezembro e 2005.

Entre agosto e dezembro de 2005, Min baixou aproximadamente 22 mil abstratos e viu aproximadamente cerca de 16.700 documentos em PDF do servidor onde está a Biblioteca de Dados Eletrônicos da DuPont.

O servidor hospeda bancos de dados primários da empresa para informações confidenciais. Uma grande parte do material baixado não tinha nada a ver com sua área de pesquisa; ao invés disto, o material cobria tecnologias e produtos da DuPont, incluindo novidades que ainda estavam no estágio de desenvolvimento.

O roubo foi notado apenas após Min anunciar planos de deixar a DuPont, quando uma investigação interna descobriu uso irregular do servidor e grande volume de abstratos e relatórios acessados por ele - cerca de 15 vezes maior que o segundo usuário do sistema.

A DuPont imediatamente contatou o FBI e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que começaram a investigar as ações de Min. Cerca de um mês após Min começar seu trabalho na Victrex, ele compartilhou 180 documentos da DuPont, incluindo um com segredos de mercado, para um laptop com o logo da nova empresa.

Representantes da Victrex foram contatados e informados sobre o rouvo. A companhia então entregou o laptop de Min para o FBI.

Uma batida na casa de Min revelou diversos computadores com informações confidenciais da DuPont, sacos de lixos cheios de documentos técnicos da empresa assim como evidências queimadas na lareira.

Um anúncio divulgado na quinta pela DuPont saudou a Promotoria dos Estados Unidos e outras agências federais envolvidas na investigação pela liderança e profissionalismo no tratamento do caso. A DuPont também afirmou que não houve evidência até agora de que Min disseminou os dados acessados ilegalmente.


Fonte: IDG NOW!




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/1720/visualizar/