Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Network
Sábado - 10 de Março de 2007 às 09:33
Por: Luiz Celso

    Imprimir


O SEC, órgão do governo norte-americano responsável por supervisionar e regular investimentos e ações, suspendeu ontem (8/03) a compra e venda de ações de 35 empresas. As empresas estariam envolvidas em esquemas de fraude por spam (stock spam). O órgão diz que o congelamento destas ações é apenas o início da operação Spamalot. A operação visa proteger pequenos investidores contra este tipo de fraude.

Stock spam é uma fraude onde um spammer envia milhões de e-mails contendo informações sobre ações que iriam ter uma grande alta em breve. Se o investidor cair no golpe e comprar a ação (valorizada), ele perderá dinheiro, pois a ação logo perderá seu valor quando a campanha de spam acabar e o interesse nas ações despencar.

“Quando spam enche nossas caixas de entrada, é irritante. Quando ele frauda investidores, é ilegal e destrutivo”, disse o diretor do SEC, Christopher Cox, em comunicado publicado pelo órgão. O órgão estima que aproximadamente 100 milhões de mensagens que tentam enganar os investidores são enviadas toda semana, o que causa um grande aumento no valor das ações divulgadas. “Nem mesmo o filtro de spam do SEC consegue parar todo esse spam”, comentou Cox, em uma entrevista para agência Reuters.

Em seu comunicado, o SEC cita exemplos da fraude. Uma empresa chamada Apparel Manufacturing Associates estava com suas ações valorizadas em seis centavos de dólar no dia 15 de dezembro de 2006. Depois de um spam que circulou no fim de semana, o preço subiu para 19 centavos no dia 18 de dezembro. Dois dias depois, o valor já estava em 45 centavos. No dia 27 de dezembro, o valor das ações já havia despencado para apenas 10 centavos.

O mesmo ocorreu com as ações da Goldmark Industries, Inc., que estava com suas ações valorizadas em 17 centavos no dia 19 de dezembro. No dia 20, circulou um e-mail prometendo que as ações da Goldmark estariam valorizadas em 2 dólares até o dia 25, o que fez com que a procura pelas ações da empresa aumentasse. No dia 28 de dezembro, as ações já estavam em 28 centavos de dólar e uma nova campanha por e-mail circulou, fazendo com que as ações fechassem em 35 centavos. No dia 9 de janeiro de 2007, as ações já haviam caído, fechando em apenas 15 centavos.

O congelamento das ações destas duas empresas e de outras 33 irá durar apenas 10 dias úteis, terminando no dia 21 de março. O SEC afirma que está tentando localizar os responsáveis pelo esquema e continuará monitorando ações fraudulentas, em uma operação que recebeu o nome de Spamalot.

Mensagens de spam, especialmente deste tipo, são enviadas por computadores infectados por pragas digitais. O criador das pragas pode controlar as máquinas e enviar, por meio delas, milhões de mensagens de spam, sem precisar de uma conexão de alta velocidade. O envio das mensagens por meio dos computadores infectados também dificulta investigações que buscam encontrar os responsáveis pela fraude.


Fonte: Linha Defensiva




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/1753/visualizar/