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Por que o Google comprou a DoubleClick?
Para começar é importante ressaltar que o negócio ainda não aconteceu, Google ainda não é dono da DoubleClick. A negociação ainda precisa ser aprovada.
Nada mais será como antes...
Acredito que esta aquisição pode ser o início de mais uma grande mudança no mercado de midia online, uma vez que o long tail terá mais e mais participação no mercado e clientes e agências terão um controle cada vez maior e mais direcionado dos investimentos, melhorando seus resultados.
Nos dois casos (long tail e controle/performance) o bolo (do investimento) cresce e todos saem ganhando.
Por que o Google comprou?
Por três motivos principais:
- Eles (o Google) notaram um incremento recente na importância da midia gráfica no meio online e isso vem de encontro a necessidade do Google de reforçar sua presença na venda de midia online para campanhas que trabalham o branding;
- Para ampliar sua rede e alcance;
- Para aumentar o controle de seus clientes sobre as campanhas e diversificar as fontes de informações analíticas a que tem acesso;
- Um quarto motivo foi evitar que a Microsoft (também interessada na compra) levasse o negócio, que é o que levou o Google a pagar uma quantia tão elevada (o mercado concorda que se considerarmos o negócio da DoubleClick isoladamente, não valia nem de perto os US$ 3.1 bi).
Como Google vai usar a Double Click?
Da maneira óbvia, vai ampliar sua rede, ampliar a oferta de formatos e oferecer a tecnologia DoubleClick para seus clientes.
A ferramenta vai mudar ou fundir com o Google?
A princípio não, mas com certeza com o passar do tempo sim, é muito provavel que a ferramenta vá estar ligada de alguma maneira ou incorporada ao sistema Adwords/Adsense.
O que deve mudar na DoubleClick?
Duas tendência importantes:
* Pode se tornar gratuita: É bem provavel que o Google vá oferecer a tecnologia de graça para seus anunciantes, ie, se você anuncia no Google tem a ferramenta de graça. Como ocorreu com Urchin, hoje Google Analytics;
* Pode incorporar o leilão: DoubleClick ja vinha anunciando testes neste sentido, não me admira que comecem a vender outras midias online por leilão, faz todo o sentido.
O que muda no mercado online?
Do ponto de vista da midia online muita coisa, isso vai mudar tudo.
* LEILÃO: A maneira que se compra midia vai mudar e o leilão estará cada vez mais presente;
* LONG TAIL: o long tail vai crescer muito - pequenos anunciantes estarão mais e mais presentes na publicidade online, disputando quase que de igual com os grandes;
* AGÊNCIAS: as agências terão cada vez mais uma função de especialistas em análise e otimização dos resultados;
* PERFORMANCE será cada vez mais a palavra do momento, com chances até mesmo de parte do leilão evoluir pra este formato (Microsoft e Google ja fazem testes neste sentido).
Foi um bom negócio para o Google?
Só o tempo dirá. A princípio a maioria acha que foi excelente negócio. Eles expandem seu mercado e enfraquecem seus concorrentes.
Qual o impacto no mercado?
* Acredita-se que agora é possivel que Microsoft compre ou faça algum tipo de acordo com AOL - que usa DART tecnologia DoubleClick para aferir a veiculação de anúncios no portal;
* A corrida pela compra de veículos deve aumentar;
* Uma nova bolha? Se acontecer é provavel que todos vão vender por muito mais do que valem. Poderia ser o inicio de uma nova bolha com motivação diferente da bolha de 2000;
* O Google não sai só na vantagem, com certeza a movimentação vai trazer novos desafetos e a famosa filosofia da empresa You can make money without doing evil será cada vez mais questionada.
A reação no mercado de ações vai ser importantissima na avaliação da aquisição, vale acompanhar.
Pra ficar de olho:
Em função da notícia, passou sem alarde e não se discute muito o acordo do Google com Clear Channel. Importantíssimo e muito significativo, não estamos falando só de online, aqui é onde as barreiras começam a desaparecer e vislumbramos o futuro onde on e offline se confundem e por consequência a publicidade toda muda. Antecipar estas mudanças pode fazer toda diferença para agências, veículos e players do nosso mercado. Lembrando que além deste acordo Google esta abrindo frentes no impresso, TV e outras frentes de radio (leia-se D Mark), bem como testes com resultados pelo telefone (e vejam só, o telefone pode virar veiculo).
Recomendo a todos dar uma olhada no último post do Marcelo sobre as implicações e reação do mercado sobre o fato do Google estar levando junto uma agência. Muito pertinente o alerta.
Fonte: IDG NOW!
Nada mais será como antes...
Acredito que esta aquisição pode ser o início de mais uma grande mudança no mercado de midia online, uma vez que o long tail terá mais e mais participação no mercado e clientes e agências terão um controle cada vez maior e mais direcionado dos investimentos, melhorando seus resultados.
Nos dois casos (long tail e controle/performance) o bolo (do investimento) cresce e todos saem ganhando.
Por que o Google comprou?
Por três motivos principais:
- Eles (o Google) notaram um incremento recente na importância da midia gráfica no meio online e isso vem de encontro a necessidade do Google de reforçar sua presença na venda de midia online para campanhas que trabalham o branding;
- Para ampliar sua rede e alcance;
- Para aumentar o controle de seus clientes sobre as campanhas e diversificar as fontes de informações analíticas a que tem acesso;
- Um quarto motivo foi evitar que a Microsoft (também interessada na compra) levasse o negócio, que é o que levou o Google a pagar uma quantia tão elevada (o mercado concorda que se considerarmos o negócio da DoubleClick isoladamente, não valia nem de perto os US$ 3.1 bi).
Como Google vai usar a Double Click?
Da maneira óbvia, vai ampliar sua rede, ampliar a oferta de formatos e oferecer a tecnologia DoubleClick para seus clientes.
A ferramenta vai mudar ou fundir com o Google?
A princípio não, mas com certeza com o passar do tempo sim, é muito provavel que a ferramenta vá estar ligada de alguma maneira ou incorporada ao sistema Adwords/Adsense.
O que deve mudar na DoubleClick?
Duas tendência importantes:
* Pode se tornar gratuita: É bem provavel que o Google vá oferecer a tecnologia de graça para seus anunciantes, ie, se você anuncia no Google tem a ferramenta de graça. Como ocorreu com Urchin, hoje Google Analytics;
* Pode incorporar o leilão: DoubleClick ja vinha anunciando testes neste sentido, não me admira que comecem a vender outras midias online por leilão, faz todo o sentido.
O que muda no mercado online?
Do ponto de vista da midia online muita coisa, isso vai mudar tudo.
* LEILÃO: A maneira que se compra midia vai mudar e o leilão estará cada vez mais presente;
* LONG TAIL: o long tail vai crescer muito - pequenos anunciantes estarão mais e mais presentes na publicidade online, disputando quase que de igual com os grandes;
* AGÊNCIAS: as agências terão cada vez mais uma função de especialistas em análise e otimização dos resultados;
* PERFORMANCE será cada vez mais a palavra do momento, com chances até mesmo de parte do leilão evoluir pra este formato (Microsoft e Google ja fazem testes neste sentido).
Foi um bom negócio para o Google?
Só o tempo dirá. A princípio a maioria acha que foi excelente negócio. Eles expandem seu mercado e enfraquecem seus concorrentes.
Qual o impacto no mercado?
* Acredita-se que agora é possivel que Microsoft compre ou faça algum tipo de acordo com AOL - que usa DART tecnologia DoubleClick para aferir a veiculação de anúncios no portal;
* A corrida pela compra de veículos deve aumentar;
* Uma nova bolha? Se acontecer é provavel que todos vão vender por muito mais do que valem. Poderia ser o inicio de uma nova bolha com motivação diferente da bolha de 2000;
* O Google não sai só na vantagem, com certeza a movimentação vai trazer novos desafetos e a famosa filosofia da empresa You can make money without doing evil será cada vez mais questionada.
A reação no mercado de ações vai ser importantissima na avaliação da aquisição, vale acompanhar.
Pra ficar de olho:
Em função da notícia, passou sem alarde e não se discute muito o acordo do Google com Clear Channel. Importantíssimo e muito significativo, não estamos falando só de online, aqui é onde as barreiras começam a desaparecer e vislumbramos o futuro onde on e offline se confundem e por consequência a publicidade toda muda. Antecipar estas mudanças pode fazer toda diferença para agências, veículos e players do nosso mercado. Lembrando que além deste acordo Google esta abrindo frentes no impresso, TV e outras frentes de radio (leia-se D Mark), bem como testes com resultados pelo telefone (e vejam só, o telefone pode virar veiculo).
Recomendo a todos dar uma olhada no último post do Marcelo sobre as implicações e reação do mercado sobre o fato do Google estar levando junto uma agência. Muito pertinente o alerta.
Fonte: IDG NOW!
URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/1812/visualizar/
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