Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Linux, Unix, BSD
Segunda - 02 de Julho de 2007 às 10:53
Por: fgp

    Imprimir


CEO da distribuidora de Linux confirmou os encontros e a discussão sobre um acordo semelhante ao feito pela Novell.


COMPUTERWORLD: Matthew Szulik, CEO da Red Hat, confirmou em entrevista com a Reuters, que a sua empresa teve encontros com a Microsoft no ano passado sobre a possibilidade de fechar um acordo sobre a questão das patentes. De acordo com ele, o acordo seria semelhante à controverso parceria entre a Microsoft e a Novell.


Szulik afirma que as conversas com a Microsoft acabaram antes da assinatura do acordo entre a Microsoft e a Novell.

Enquanto outras companhias Linux – notadamente a Canonical – estão fechando declarações definitivas contra colaborar para entrar em um acordo de patentes com a Microsoft, a Red Hat não se manifestou.

Questionado pela Reuters se a Red Hat está em negociações com a Microsoft para um acordo sobre patentes, a Szulik disse: “Não posso responder essa questão”.

O acordo sobre patentes com a Novell dividiu a comunidade Linux, provavelmente um dos efeitos pelos quais a Microsoft estava torcendo. Ainda que figuras destacadas da comunidade como o Free Software Foundation (FSF) e a Canonical tenham criticado o acordo, companhias de código aberto como a Xandros e a Linspire assinaram.

Se para a comunidade de software livre, a parceria da Microsoft com distribuidores de soluções abertas como Novell, Linspire e Xandros é um sinal de que a ideologia está se desvirtuando, para as empresas envolvidas e para os clientes o momento é de aproveitar.

De acordo com Laura DiDio, analista sênior e líder de pesquisa do Yankee Group, para as companhias que fecharam acordo até o momento, não há nada a perder. Aliás, muito pelo contrário. Esse tipo de aproximação, segundo ela, faz com que as soluções abertas, que muitas vezes recebiam cara feita de grandes clientes corporativos por não apresentarem níveis desejáveis de suporte, passem a ser mais aceitáveis e mesmo atraentes.



Fonte: ComputerWorld




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/1892/visualizar/