Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Network
Quinta - 16 de Agosto de 2007 às 14:22
Por: Luiz Celso

    Imprimir


A ferramenta Wikipedia Scanner, que aponta o endereço IP de quem edita os artigos da enciclopédia online, revelou que funcionários do Wal-Mart, da Agência Central de Inteligência (da sigla em inglês, CIA) e da fabricante de urnas eletrônicas Diebold alteraram, de forma supostamente questionável, o conteúdo de alguns artigos que têm relação com seus negócios.

Entre as alterações feitas pela CIA, estão dados sobre um escândalo sexual envolvendo o papa Bento XVI, sobre a presidência de Richard Nixon, informações técnicas de instalações da marinha e aeronáutica e até uma onomatopéia no artigo de Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã.

Algumas pessoas da rede Wal-Mart mudaram uma linha que mencionava o salário de seus funcionários. O artigo original dizia que “os salários no Wal-Mart estão 20% abaixo dos de outras lojas de varejo”. Já o artigo revisado diz que “a média salarial no Wal-Mart é quase o dobro do salário mínimo federal.”

Uma pessoa não identificada da divisão da Diebold Election Systems, que produz urnas eletrônicas, cortou grandes partes de um texto que falava sobre a integridade na segurança das urnas eletrônicas da empresa.

A Wikipedia Scanner foi desenvolvida pelo futuro estudante do California Institute of Technology, Virgil Griffith, que afirmou, em seu site, querer “criar pequenos desastres de relações públicas para empresas que não gosto”.

Outros destaques do COMPUTERWORLD:
> Conexão a R$ 7,50 pode beneficiar 10 milhões
> "Plano de vencimento de cookies do Google é inútil", diz crítico
> Acesso à internet reflete desigualdade social
> Sete formas de manter sua pesquisa secreta
> Você conhece as 20 maiores vulnerabilidades da internet?

Ele admitiu ser impossível ter certeza se as edições foram feitas por alguém de uma das organizações, mas o IP revela que a edição veio de sua rede de comunicação de cada uma das empresas. O resultado é fornecido após o cruzamento de dados dos responsáveis pelas edições com os IPs de grandes corporações norte-americanas.

Um porta-voz da Wikipedia na Alemanha se referiu à ferramenta como um “bom desenvolvimento” e encorajou outros pesquisadores a baixar dados da enciclopédia online e sair por aí espiando. “Com certeza, temos muito a descobrir”, declarou.


Fonte: COMPUTERWORLD




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/1978/visualizar/