Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Tecnologia
Segunda - 27 de Dezembro de 2010 às 11:50

    Imprimir


Em cinco anos, os celulares serão capazes de produzir hologramas de amigos e colegas que falam e se movem em tempo real, afirmam pesquisadores da IBM.

Em uma videomontagem produzida pela empresa, a tecnologia de vídeo 3D seria utilizada para criar hologramas em telefones.

"Nós vemos a tecnologia 3D migrando para o celular, que terá com isso a capacidade de transmitir informações suficientes para criar um holograma 3D, projetando a imagem em qualquer superfície e com tamanho real", disse Paul Bloom, CTO para pesquisas em telecomunicações, em entrevista.

Com um holograma via celular, um usuário poderá ser capaz de caminhar ao lado do holograma de um amigo. Em outra aplicação, operários e engenheiros poderão projetar uma imagem ampliada 3D de um produto que precisa de reparo ou aperfeiçoamento, disse Bloom.

A IBM já trabalha no conceito de holograma via celular em seus laboratorios. Bloom prevê que um protótipo poderá estar pronto em cinco anos. As câmeras usadas para criar os hologramas precisam ser miniaturizadas, e  o software que interpreta os dados dessas câmeras ainda precisa ser escrito.

O conceito de holograma via celular é uma das tecnologias presentes na quinta lista anual "IBM Next Five in Five", que ressalta as inovações que a empresa prevê que mudará a vida das pessoas nos próximos cinco anos.

As outras tecnologias que constam da lista são baterias de lítio que respiram ar ou aproveitam a eletricidade estática do corpo para alimentar dispositivos; computadores que ajudam a compartilhar energia em cidades inteiras; navegação GPS personalizada a partir de informações fornecidas por vários dispositivos; e o uso de celulares como sensores de eventos sísmicos ou outros fenômenos naturais.





Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/2320/visualizar/