Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Network
Terça - 18 de Janeiro de 2011 às 08:17

    Imprimir


Mal a Campus Party abriu seus portões e as novidades já começaram a aparecer. Na coletiva de imprensa de apresentação do evento, foi anunciado o IPv6, uma nova geração do protocolo IP. Durante os sete dias de evento, os campuseiros poderão experimentar os benefícios desse que é um avanço do protocolo IPv4, utilizado atualmente.

Segundo Ari Falarini, diretor executivo de redes da Telefônica, o IPv6 vem sendo desenvolvido dentro dos laboratórios da Telefônica há dois anos e será apenas testado na Campus Party. De acordo com ele, enquanto o IPv4 foi criado para suportar 4 bilhões de IP, o IPv6 seriam um sistema de protocolos infinito: "o IPv6 funciona com o número 34 vezes 37 zeros, o que dá infinitas possibilidades de IP".

A previsão de Falarini é de que no máximo 50% dos campuseiros possam fazer usufruto da tecnologia, pois somente os produtos mais avançados reconhecem o IPv6. Para os dispositivos mais antigos, é necessário baixar alguns aplicativos que reconheçam essa versão mais atual do protocolo IP.

Para aqueles não tão geeks, mas que estão na Campus Party e ávidos pelas novidades, Falarini explica que o IP é como o CEP. "Para você receber uma carta, precisa de um CEP. É através do CEP que os Correios localizam seu endereço e sabem quem você é. O IP é o CEP no mundo da internet. É através do IP que um usuário é localizado, que sabemos onde está a sua máquina".

De acordo com Falarini, que gerencia o experimento e vê esse uso que os campuseiros farão da tecnologia como um grande laboratório, uma das grandes vantagens do IPv6 é a infinita combinação de números. Com o IPv6, o context-aware computing, a chamada computação "atenta" ao contexto do usuário, se torna possível. Geladeiras e fogões com conexão wireless podem ter IPs e se conectar a internet assim como computadores, e tudo dentro de uma mesma casa.

Outra vantagem é a segurança. Segundo explicou Ari Falarini, o IPv6 tem a funcionalidade da segurança embutida, isto é, a "criptografia nativa". Logo, ao se conectar através do IPv6, o computador não perde tempo com a criptografia, o que torna o acesso a internet mais rápido. "Acreditamos que com a internet mais segura e rápida a criatividade dos campuseiros será potencializada".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/2369/visualizar/