Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Negócios
Sexta - 09 de Setembro de 2011 às 10:08

    Imprimir


O novo capítulo na batalha por patentes entre Apple e Samsung apareceu nesta quinta-feira, com a notícia de que a fabricante do iPad entrou com processo no tribunal de Tóquio, no Japão, pedindo a suspensão das vendas dos smartphones da linha Galaxy, da sul-coreana. A fabricante norte-americana ainda pede US$ 1,3 milhão em danos por quebra de patentes, de acordo com o El País. Para evitar mais medidas judiciais, segundo o jornal, a Samsung estaria buscando alternativas ao Android, sistema operacional do Google presente no Galaxy e em dispositivos de outras marcas, como a HTC, que também estão sendo processadas pela Apple por causa das patentes.

Além do Android, a Samsung também usa em seus aparelhos um sistema operacional próprio, o Bada, que estaria para receber o reforço de outro OS. Segundos informações de sites especializados, o interesse da fabricante do Galaxy seria pelo MeeGo, OS baseado em Linux que vinha sendo desenvolvido pela Intel e pela Nokia, e cujo futuro agora é incerto, uma vez que a Nokia anunciou que adotará o Windows Phone em seus smartphones - abandonando, inclusive, o Symbian, sistema criado pela finlandesa. Outros rumores anteriores davam conta de que a sul-coreana estaria interessada em adquirir o webOS, sistema operacional da Palm, que agora pertence à HP.

Os mesmos sites especializados citados pelo El País garantiriam que as informações não confirmadas sobre o interesse da Samsung em outros sistemas operacionais para suporte ao Bada mostram que a fabricante do Galaxy está mesmo buscando alternativas para diminuir sua dependência do Android - o que, em última instância, seria uma forma de tentar se proteger dos processos da Apple.

Além da Samsung, outras fabricantes de dispositivos móveis estariam preocupadas com a dependência ao Android, por causa da compra da Motorola Mobility pelo gigante de buscas. Elas temeriam um possível favorecimento da Motorola por parte do desenvolvedor do sistema operacional, para impulsionar o avanço de seus próprios aparelhos. A tensão cresceu ainda mais depois que a Oracle apresentou, no processo que move contra o Google, documentos que permitem interpretar que a fabricante de celulares - adquirida pela empresa de Larry Page por US$ 12,5 bilhões - e a Verizon teriam acesso preferencial a dados sobre novas versões do Android. Os papéis teriam recomendações dos desenvolvedores do OS de que se mantivessem secretas as evoluções do sistema operacional, que é aberto, e que as novidades fossem apresentadas, em primeira mão, aos parceiros que utilizam o Android. O problema é que os exemplos de parceiros citados são a Motorola e a Verizon.

Quanto ao MeeGo, as informações oficiais da Intel garantem que o sistema continuará a ser desenvolvido. Embora alguns tablets da fabricante de chips rodem com o OS, para que possa ser competitivo no segmento de telefonia móvel ele precisa de uma produtora de peso como parceira. A Intel não entra nesse mérito, e me resposta à saída da Nokia da parceria afirma que focará o desenvolvimento do MeeGo nos setores de automação par ao lar, automobilístico e de equipamentos portáteis.




Fonte: Terra Tecnologia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/2548/visualizar/