Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Tecnologia
Quarta - 26 de Junho de 2013 às 08:38
Por: Ryan Faas

    Imprimir


Esta semana, o site FierceMobileIT publicou um artigo com comentários de um dos diretores da empresa de consultoria 151 Advisors, Bill Rom, alegando que a aApple está perdendo o barco da gestão de mobilidade corporativa e criticando a suposta ausência do assunto durante a WWDC deste ano.

Eu não sei com que desenvolvedores ele falou, mas essa não foi minha impressão das conversas que tive com desenvolvedores no mesmo evento. De fato, a Apple incluiu na WWDC duas sessões focadas no mercado corporativo cujo conteúdo, infelizmente, não pode ser divulgado pois quem assistiu o fez mediante um acordo de confidencialidade e não pode divulgar os detalhes.

Mas baseado nos nomes das sessões - Managing Apple Devices e Extending Your Apps for Enterprise and Education Use - fica muito claro que são tópicos corporativos. E nem tópicos pequenos. Managing Apple Devices (Gestão de Dispositivos Apple) é exatamente o que Rom reclama que a Apple não oferece aos desenvolvedores.

Talvez ainda mais importante, mesmo que os tópicos não estivessem ocupando o espaço central do palco durante o keynote, há várias tecnologias corporativas listadas no slide dos recursos adicionais do iOS 7 e no slide sobre o iOS 7 SDK.

Rom menciona a tecnologia KNOX, da Samsung, que ainda está sendo testada, e o conceito da containerization como o futuro da segurança em mobilidade. Eu sou um grande fã da KNOX, pelo menos no que diz respeito ao que já saiu até agora de informação, mas ela está limitada a um equipamento de um único fabricante a essa altura e não é a única opção de containerization.

Muitas empresas de gestão de mobilidade oferecem algum tipo de produto de containerization para dispositivos com iOS. E, fato, a Apple criou APIs de segurança necessárias para criar espaço de armazenamento seguro no iOS 4, que foi liberado há três anos.

Mais importante, um dos recursos listados no slide do SDK durante o keynote da WWDC era um recurso chamado Data Protection By Default, recurso que está sendo reputado como capaz de armazenar dados criptografados automaticamente em apps para o iOS 7. Isso seria efetivamente a containerização por app, uma coisa que faria os CIOs respirar mais tranquilamente quando pensam em BYOD.

Outros pontos importantes ligados ao mercado corporativo que as pessoas deveriam ter visto durante o keynote incluem: Enterprise Single Sign-on (login único corporativo); Per-app VPN; App Configuration Management (gestão de configuração de app); App Store Volume Purchase (compra de apps em volume na loja).

Na minha opinião, ao invés de ignorar o mercado corporativo, parece claro que a Apple está fazendo o seu iOS mais seguro e gerenciável que nunca e a companhia parece que realmente está ouvindo as necessidades e problemas dos clientes corporativos.




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/2894/visualizar/