Facebook lança recurso de álbuns compartilhados
O Facebook anunciou nessa segunda-feira (26) um recurso que permite criar álbuns de fotos compartilhados. As informações são do Mashable.
Como o próprio nome sugere, o álbum compartilhado permite que diversos usuários adicionem fotos a uma mesma pasta. O criador do álbum compartilhado age como um administrador, e tem permissão para incluir pessoas, excluir fotos ou modificar o conteúdo do álbum.
Em um primeiro momento, os criadores poderão compartilhar seus álbuns com até 50 amigos e cada um desses "colaboradores" poderão adicionar até 200 imagens - o limite total de fotos por álbum atualmente é de mil.
Além disso, criadores de álbuns compartilhados também podem configurar o nível de privacidade da pasta. São três as opções: "público", "amigos dos colaboradores" e "apenas colaboradores".
Desse modo, o criador do álbum pode continuar controlando quem tem acesso às fotos - o que pode ser interessante para o criador, mas nem tanto para os colaboradores, como afirmou o engenheiro de software do Facebook, Bob Baldwin. "Se você estivesse em uma festa e houvesse três álbuns diferentes criados, você poderia não ser capaz de ver todas as fotos [com base nas configurações de privacidade], o que pode ser meio confuso e frustrante", disse Baldwin , que chefiou o projeto com outro engenheiro de software, Fred Zhao.
O recurso foi desenvolvido durante um dos hackatons promovidos pelo Facebook. Baldwin disse que a ideia para os álbuns compartilhados foi baseada no feedback dos usuários.
Segundo os engenheiros que lideraram o projeto, ainda serão implementadas algumas funções extras ao recurso. O limite de 200 fotos por pessoa pode ser aumentado no futuro e talvez também sejam adicionados recursos para dispositivos móveis.
Um porta-voz da rede social informou ao Mashable que o recurso foi liberado nessa segunda-feira somente para um seleto grupo de usuários do idioma inglês (EUA), e também não está disponíveis para Fan Pages. De acordo com a empresa, a funcionalidade será expandida para todos os usuários do idioma inglês nas próximas semanas e, somente então, será implementada para o restante da rede - ainda sem data definida para tal.
Comentários