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Tecnologia
Terça - 03 de Setembro de 2013 às 09:24

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Nos preocupamos demais com a possibilidade do PC Desktop se tornar uma relíquia do passado. Em vez disso nosso foco deveria ser no monitor que está conectado a ele. De fato, à medida em que usamos mais e mais dispositivos móveis com telas integradas - notebooks, tablets e smartphones - prestamos muito menos atenção aos velhos, e “burros”, monitores sobre nossas mesas.

Mas os fabricantes de monitores estão cientes disso, e preparando um contra-ataque. Conheça o monitor do futuro: ele é inteligente, conectado e, em alguns casos, portátil. Dentro dele não há apenas um painel LCD, um sistema de iluminação e alguns circuitos para fazer tudo funcionar. Em vez disso eles estão se parecendo cada vez mais com os tablets, com um processador, telas sensíveis ao toque, armazenamento interno e um sistema operacional completo como o Android.

Posso ouvir vocês perguntando: “Espera aí! Qual a diferença entre um monitor inteligente (Smart Monitor) e um PC All-In-One? Ou entre um monitor portátil e um tablet?”. Bem, hoje em dia não muita. Mas à medida em que os componentes ficam menores e mais modulares, fabricantes de todos os tipos, incluindo os fabricantes de monitores, ganham a flexibilidade para experimentar novos conceitos.

E o que tudo isso significa para você? Com o tempo, os fabricantes esperam que os monitores inteligentes substituam o tradicional PC desktop da família. Sozinho, um deles poderá servir como um ambiente de computação casual, e barato, para navegação na web e jogos simples. Mas conectado a um notebook ou tablet, o monitor se torna “burro” ao toque de um botão, permitindo que o processador e sistema de seu gadget assumam o comando.

E ao longo do tempo, à medida em que processadores embarcados se tornam mais baratos e mais comuns, os monitores inteligentes irão simplesmente varrer os velhos monitores “burros” para a sarjeta.

Ao menos é esta a idéia. Rhoda Alexander, uma analista veterana do mercado de monitores na ISF iSuppli, chama a categoria de monitores inteligentes de “experimental” e “indefinida”, à medida em que ela oscila entre tablets e sistemas All-In-One. Ainda assim, segundo ela, desenvolver um monitor inteligente é uma evolução natural no mercado de monitores.

“Em vez de se sentar e esperar para ver o que vai acontecer no mercado de monitores, os fabricantes estão tentando aumentar sua participação para se tornar mais competitivos”, explica ela. “Eles irão tentar várias abordagens nesse mercado”, assim como fizeram os fabricantes de tablets, diz.

“Esta é a grande lição do mercado de tablets”, continua Alexander. “Se você criar um cenário de uso atraente, o produto vende como água. Se não fizer isso, irá acumular poeira nas prateleiras”.

E atualmente é exatamente isto que está acontecendo com o mercado de monitores LCD para desktops, com um declínio constante ano a ano, medido pela NPD DisplaySearch. E um mercado em queda significa preços em queda, o que é ótimo para os consumidores, mas um problema para os fabricantes, que estão vendo seus lucros desaparecer.

Mais ou menos um ano atrás, alguns fabricantes de monitores tomaram o que consideram uma decisão óbvia: seguir o caminho aberto pelas TVs conectadas, que estão recheadas com apps, serviços de streaming de conteúdo e um navegador. A empresa de consultoria Deloitte prevê que dezenas de milhares de TVs conectadas serão vendidas em todo o mundo em 2013, e que a base instalada de aparelhos com conectividade integrada irá exceder os 100 milhões. No Reino Unido, 20% das TVs vendidas no primeiro trimestre de 2012 tinha conexão à Internet, de acordo com um relatório publicado pela agência reguladora Ofcom no ano passado. Ao longo do tempo, segundo a Deloitte, será difícil encontrar uma TV de alta-definição sem conectividade.






Fonte: IDGNOW

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