Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Terça - 24 de Setembro de 2013 às 08:42

    Imprimir


O Google apresentou nesta segunda-feira em Nova York um programa para consultar online as Constituições em vigor em todos os países, com o objetivo de ajudar a redação desses textos em nações em transição depois de conflitos ou crises políticas.

"Queríamos pegar as Constituições e organizá-las, torná-las disponíveis universalmente para que sejam úteis para os diferentes governos que estão em processos constitucionais", declarou Jared Cohen, diretor do Google Ideas, ao apresentar o Constitute, em um evento em um hotel de Manhattan. O Google desenvolveu a ideia ao financiar o projeto Constituições Comparativas, conduzido pelos especialistas Zachary Elkins (Universidade do Texas), Tom Ginsburg (Universidade de Chicago) e James Melton (Universide de Londres), em cooperação com o Centro Cline para a Democracia da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

O portal permite o acesso por país e por ano a todas as constituições do mundo, até setembro de 2013. Também inclui 350 entradas temáticas, facilitando a comparação de cada texto em diferentes questões, como os direitos das minorias ou o financiamento de campanhas eleitorais.

A segunda etapa do projeto prevê incorporar cada Constituição escrita desde 1789. Outra ideia mais ambiciosa é fazer com que o portal seja acessível nas seis línguas oficiais das Nações Unidas (inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês).

Um dos objetivos é permitir que a documentação digitalizada facilite a elaboração de uma Constituição em países que acabaram de sair de um conflito ou crise política. "Estas Constituições e documentos governamentais representam uma oportunidade importante para esses países", considerou Cohen.

Presente no lançamento, o presidente da Tunísia, Moncef Marzouki, disse que ficou "fascinado" com o projeto, que "será extremamente útil" para países como o seu, em crise por causa das dificuldades em aprovar uma Constituição e uma lei eleitoral. A Assembleia Nacional Constituinte da Tunísia, eleita dois anos após a revolução de 2011 que deu origem à chamada Primavera Árabe, se esforça para chegar a um consenso em meio à disputa entre o governo liderado pelo partido islâmico Ennahda e a oposição.





Fonte: TERRA TECNOLOGIA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/2992/visualizar/