Faça um teste de DNS e aumente a velocidade da sua conexão
Sem alarde, o Google deixou de oferecer a versão brasileira de um serviço que possibilitava a melhoria da internet de vários usuários no Brasil. O Google Public DNS, que já existia há quatro anos, abandonou o país, e o recurso não está mais disponível por aqui, possivelmente em resposta ao pedido do governo de armazenamento de dados de brasileiros em data centers nacionais. O serviço ainda está disponível, mas não é mais brasileiro, o que reduz bastante sua velocidade.
Embora o Google negue que o pedido do governo e a votação iminente do Marco Civil tenham diretamente a ver com o assunto, o fato é que os brasileiros não podem mais usufruir da mesma forma que antes, já que ele perdeu força.
Serviços de DNS, como o que era oferecido pelo Google, tentam traduzir nomes dos sites para endereços de IP de uma forma mais rápida do que o comum. Sem o serviço do gigante das buscas, a tendência é que agora os usuários precisarão encontrar outras alternativas.
Uma solução para os órfãos do Google Public DNS é a utilização de um programa gratuito e aberto da própria empresa chamado Namebench (disponível para Windows, Mac e Linux), que possibilita um teste com vários serviços de DNS ao redor do mundo para avaliar qual é o melhor para seu computador.
Após a divulgação do resultado, que deve aparecer no seu navegador, basta alterar suas configurações de rede com o servidor que for sugerido e aproveitar uma internet mais rápida.
O Olhar Digital preparou um vídeo que mostra como usar o Namebench. Confira clicando aqui.
Comentários