Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Gerais
Sexta - 16 de Janeiro de 2015 às 15:31
Por: Marcelo Gomes

    Imprimir


O primeiro-ministro britânico David Cameron pode não gostar muito do WhatsApp e outros apps do tipo, mas os spammers estão cada vez mais apaixonados por eles, causando um aumento no envio de spam entre esses serviço no fim de 2014, segundo a empresa de segurança AdaptiveMobile.

O que a companhia descobriu é “peixe pequeno” pelos padrões do envio de spam para e-mails ou até mesmo mensagens SMS tradicionais, mas é um importante indicador do futuro. À medida que esses serviços como o WhatsApp dominam a troca de mensagens no mundo, como tudo parece indicar, a quantidade de spam chegando aos usuários desses apps vai aumentar.

A AdaptiveMobile diz ter registrado um pequeno número de campanhas de incômodo nas últimas semanas, incluindo uma que chegou aos usuários da Inglaterra e Irlanda em dezembro, provavelmente com origem nos EUA. Um ponto quente em especial foi a Índia, que viu os spammers migrarem para sistemas OTT após o filter (processamento de sinal) ser implementado com sucesso em redes SMS.

A origem de muitas dessas campanhas são provedores VoIP baseados nos EUA, que usam números virtuais, de acordo com a empresa. Isso significa, a princípio, que essas campanhas poderiam viajar globalmente para atingir usuários em qualquer lugar, o que também as torna mais difíceis de serem rastreadas.

O tamanho do WhatsApp e suas taxas de crescimento o tornaram o alvo principal. “A escala total desses ataques individuais de spam pelo WhatsApp ainda é difícil de dizer, mas, se qualquer coisa, parece claro que o WhatsApp está entrando para a lista de sistemas de mensagens que agora possuem um ecossistemas ativo e funcional de spam”, explica a AdaptiveMobile.

O problema enfrentado por apps como o WhatsApp é que a criptografia end-to-end que eles usam agora para proteger as mensagens também é a razão para eles não podem filtrar as mensagens de abuso.

Essa filtragem deve ser feita no lado do cliente e acaba virando problema do usuário. Isso significa que os serviços devem empregar tecnologias para identificar contas falsas e poder fechá-las assim que forem descobertas.

“Os dias dos usuários do WhatsApp presumirem que estão imunes a spam estão chegando ao fim. À medida que fica maior, cada vez mais o aplicativo será um alvo para os spammers e criminosos”, aponta a empresa.





Fonte: IDGNOW

Autor

Marcelo Gomes
marcelo@totalsecurity.com.br www.totalsecurity.com.br

Analista de sistemas e programador, atua profissionalmente com desenvolvimento desde 1993. Passou por diversas áreas com sistemas desktop até conhecer a web e, desde então, focou no desenvolvimento de projetos próprios nessa plataforma online.  Colaborador de várias revistas, teve alguns de seus maiores artigos publicados pela editora Digerati.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/3145/visualizar/