Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Antivírus
Quinta - 26 de Fevereiro de 2015 às 17:41
Por: Marcelo Gomes

    Imprimir


Uma cooperação entre a Europol (Serviço Europeu de Polícia), Microsoft e Symantec ajudou a desmantelar a rede zumbi Ramnit, que tinha 3 milhões de computadores infectados pelo mundo – só no Brasil, foram contabilizadas 100 mil infecções. O grupo de estações infectadas era usada por cibercriminosos para roubo de informações bancárias

As botnets, como são chamadas essas redes zumbis, espalham softwares maliciosos que, sem o usuário saber, passam o controle dos PCs para cibercriminosos. Um dos servidores que comandavam os computadores da Ramnit ficava na cidade de Gosport, Hampshire (Reino Unido).

De acordo com a empresa de segurança Symantec, a rede zumbi Ramnit estava ativa desde 2010 e tinha várias formas de atacar. Ela era capaz de monitorar sessões de navegação, roubar credenciais bancárias, informações de cookies e fazer acesso remoto a computadores.

Durante o período de maior atividade dos cibercriminosos, a companhia diz que chegou a fazer 6.700 defesas de novas infecções em média por dia.

Os países que tiveram maior número de máquinas infectadas foram, em ordem: Índia, Indonésia, Bangladesh, Estados Unidos, Vietnã, Filipinas, Turquia e Brasil.

A Symantec disponibilizou em seu site uma ferramenta que busca no computador pelo malware espalhado pela botnet Ramnit. O site está em inglês. No entanto, para ter acesso, basta fazer o download no link "Download removal tool" (baixar ferramenta de remoção).






Autor

Marcelo Gomes
marcelo@totalsecurity.com.br www.totalsecurity.com.br

Analista de sistemas e programador, atua profissionalmente com desenvolvimento desde 1993. Passou por diversas áreas com sistemas desktop até conhecer a web e, desde então, focou no desenvolvimento de projetos próprios nessa plataforma online.  Colaborador de várias revistas, teve alguns de seus maiores artigos publicados pela editora Digerati.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/3165/visualizar/