Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Linux, Unix, BSD
Sábado - 31 de Maio de 2003 às 21:20
Por: Tw1STer

    Imprimir


Um grupo alemão ameaçou na quarta-feira levar a produtora norte-americana de software SCO aos tribunais caso esta não desista de um ataque mundial ao sistema operacional gratuito Linux.A Linuxtag, uma associação alemã de lobby em favor do Linux, disse que pode solicitar um mandado judicial contra a SCO na Alemanha, devido às ameaças feitas pela empresa contra 1,5 mil dos mais importantes simpatizantes do Linux no mundo, entre os quais a IBM.

O Linux é considerado como o único rival importante para o Windows, da Microsoft, e pode ser encontrado em 15 por cento de todos os servidores vendidos nas Europa Ocidental. O governo alemão adotou o Linux para diversos de seus ministérios. Centenas de empresas distribuem o sistema, cobrando pouco ou nada pelo programa em si, mas recebendo honorários por modificações, serviços e manutenção.

A associação Linuxtag, da Alemanha, instou a SCO a fornecer provas de suas alegações até o dia 30 de maio, ou enfrentará um processo nos tribunais alemães. "As alegações feitas pela SCO são imensamente perturbadoras para os nossos membros e para empresas que são potenciais expositores na feira", disse Michael Kleinhenz, porta-voz da Linuxtag, que realiza uma feira com o mesmo nome. "Se eles não pararem com a pressão, ou não apresentarem prova dos direitos de propriedade intelectual que alegam, vamos solicitar um mandado preliminar aos tribunais", declarou ele. Kleinhenz disse que a SCO, uma empresa especializada em Linux e que antes era conhecida como Caldera Systems, estava promovendo concorrência desleal contra companhias e programadores usuários do Linux.

A unidade da SCO na Alemanha afirmou que recebeu a moção da Linuxtag e que vai discutir o assunto com sua matriz nos Estados Unidos, de modo a apresentar provas antes de continuar seu caso contra a IBM, uma das maiores promotoras do sistema operacional. "Temos esta situação especial na Alemanha de alta afinidade pelo Linux, e uma comunidade muito organizada em torno do sistema", disse Hans Bayer, chefe da divisão alemã da SCO. "Mas não posso apresentar eu mesmo a prova".

Além de seu caso de direitos autorais com a IBM, a SCO notificou 1.500 das maiores companhias do mundo em maio de que o uso do Linux pode estar violando seus direitos intelectuais.


Fonte: Reuters




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://infoguerra.com.br/noticia/36/visualizar/