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SLTI cria índice para medir qualidade de e-gov
Os serviços de governo eletrônico prestados pelas esferas municipal, estadual e federal deverão, em breve, ter sua qualidade medida por um índice criado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento.Coordenados por Patrícia Pessi, diretora de Governo Eletrônico da SLTI, os "Indicadores de Qualidade de Serviços Públicos por Meios Eletrônicos" devem avaliar, inicialmente, sete serviços de cada instância.
"Teremos um grupo multidisciplinar que ficará encarregado de, nesta primeira fase, verificar as características de sete serviços de governos municipais, estaduais e sete federais", explica a executiva.
Entre os requisitos avaliados pelo grupo estarão a usabilidade do site governamental, a linguagem aplicada, e os serviços oferecidos em municípios do Rio Grande do Sul, no Estado da Bahia e, na esfera federal, os serviços da própria SLTI . Em uma segunda fase, a intenção da equipe é consultar também os usuários, com a intenção de promover melhorias nos serviços.
"Nossa primeira avaliação será feita em janeiro e os primeiros resultados devem sair até a primeira quinzena de março", diz. De acordo com a executiva, os serviços mais acessados como os da Previdência Social, as declarações de Imposto de Renda e Isento da Receita Federal, também estarão na mira do índice de qualidade.
Os detalhes sobre os indicadores de qualidade do e-gov devem ser debatidos nesta terça e quarta-feira (22 e 23 de novembro) no Congresso de Informática Pública (Conip), que acontece em Brasília, e que trará também debates sobre o uso da tecnologia no combate à corrupção.
De acordo com Vagner Diniz, presidente do Conip, entre os assuntos debatidos também estarão a transparência da gestão pública, e no apoio ao combate às fraudes, o governo multicanal, cases de governo eletrônico, certificação digital, além da integração de TI com programas sociais.
Informações:http://www.conip.com.br
"Teremos um grupo multidisciplinar que ficará encarregado de, nesta primeira fase, verificar as características de sete serviços de governos municipais, estaduais e sete federais", explica a executiva.
Entre os requisitos avaliados pelo grupo estarão a usabilidade do site governamental, a linguagem aplicada, e os serviços oferecidos em municípios do Rio Grande do Sul, no Estado da Bahia e, na esfera federal, os serviços da própria SLTI . Em uma segunda fase, a intenção da equipe é consultar também os usuários, com a intenção de promover melhorias nos serviços.
"Nossa primeira avaliação será feita em janeiro e os primeiros resultados devem sair até a primeira quinzena de março", diz. De acordo com a executiva, os serviços mais acessados como os da Previdência Social, as declarações de Imposto de Renda e Isento da Receita Federal, também estarão na mira do índice de qualidade.
Os detalhes sobre os indicadores de qualidade do e-gov devem ser debatidos nesta terça e quarta-feira (22 e 23 de novembro) no Congresso de Informática Pública (Conip), que acontece em Brasília, e que trará também debates sobre o uso da tecnologia no combate à corrupção.
De acordo com Vagner Diniz, presidente do Conip, entre os assuntos debatidos também estarão a transparência da gestão pública, e no apoio ao combate às fraudes, o governo multicanal, cases de governo eletrônico, certificação digital, além da integração de TI com programas sociais.
Informações:http://www.conip.com.br
Fonte:
IDG Now!
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