Em memória de Giordani Rodrigues
Total Security - infoguerra.com.br
Tecnologia
Quarta - 03 de Novembro de 2010 às 12:19

    Imprimir


Divulgação
Supermáquina chinesa deixou para trás a hegemonia norte-americana com o Jaguar
Supermáquina chinesa deixou para trás a hegemonia norte-americana com o Jaguar

Especialistas chineses criticaram a estabilidade e eficácia da performance do computador chinês Tianhe-1, que na semana passada foi anunciado como o mais rápido do mundo.

Em entrevista ao jornal independente South China Morning Post, analistas como Cao Jianwen, do Laboratório de Computação ligado à estatal Academia Chinesa de Ciências, chegaram a declarar, em tom de ironia, que o computador só pode servir para rodar jogos. "Não digo que seja completamente inútil, pode ser usado para videogames", afirmou Cao.

Outros especialistas asseguram que o computador desenvolvido na cidade chinesa de Tianjin apresentou grave incompatibilidade de software e hardware, que impede, por exemplo, seu uso para fins militares. Após testes, Jianwen confirmou a velocidade do computador em 2,5 petaflops por segundo (equivalentes a 2,507 quatrilhões de operações por segundo), mas alertou sobre a menor estabilidade e precisão apresentadas pela máquina.

O supercomputador chinês, como é chamado, é duas vezes mais veloz que o Cray Jaguar americano, que até agora era considerado o aparelho mais rápido do mundo, com 1,75 petaflops por segundo. Se Tianhe-1 for aprovado, a China conquistará pela primeira vez o título de criadora do computador mais ágil do mundo, e se juntará ao grupo formado por Alemanha, Reino Unido, Japão, a antiga União Soviética e Estados Unidos.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://infoguerra.com.br/noticia/2236/visualizar/