Em memória de Giordani Rodrigues

Microsoft anuncia fim do Windows 3.11

Publicado em Sexta - 18 de Julho de 2008 | por Luiz Celso

A Microsoft anunciou esta semana que deixará de vender o Windows for Workgroups 3.11, a mais antiga versão do seu sistema operacional ainda disponível.

O Windows 3.11, lançado em 1993, ainda é comercializado para instalação de fábrica em equipamentos novos. Esses computadores geralmente são empregados em tarefas básicas como caixas de supermercado.

De acordo com o Slashdot, a venda do sistema operacional será finalizada em 1º de novembro. A notícia foi dada por John Coyne, um dos especialistas para sistemas embutidos Microsoft.

O sistema operacional é, na verdade, uma interface gráfica de usuário (GUI) aplicada sobre o real controlador: o MS-DOS. Ele trouxe, porém, algumas novas ferramentas como o compartilhamento de arquivos e impressoras.

O Windows 3.11 também incorporou à vida dos usuários a famosa combinação de teclas Ctrl Alt Del, utilizadas para reiniciar o sistema em caso de travamento. Desde seu lançamento, em 1981, o PC já podia ser reiniciado com essas teclas, mas com o Windows isso se tornou fato recorrente.

As aplicações usuárias do Windows 3.11 devem se adaptar facilmente à sua ausência, já que as atuais capacidades de processamento permitem que elas utilizem sistemas baseados em software de código aberto como Ubuntu Linux e FreeDOS.
Leia mais...

Um ano após lançamento, Windows Vista pode ser trocado por 'Windows 7'

Publicado em Sexta - 30 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

Com os planos da Microsoft de lançar a próxima versão do Windows, apelidada de Windows 7, em 2009 ou 2010, contudo, as companhias podem pular o Vista e migrar diretamente para o novo Windows.

A Microsoft atualizou o Windows Vista este mês, e outras empresas têm lançado mais aplicações para o sistema operacional, diminuindo os problemas de compatibilidade que reinavam entre os primeiros usuários.

Segundo o vice-presidente de gerenciamento de produtos para o Windows, Mike Nash, a experiência de rodar o Vista com hardware apropriado é “muito melhor hoje do que era há um mês e certamente ainda melhor do que em novembro do ano passado.”

A Microsoft informou que lançará o Windows Vista Service Pack 1 (SP1) no primeiro trimestre de 2008, ao mesmo tempo em que estrutura o lançamento do Windows Server 2008.

A empresa espera que as corporações atualizem ambos os produtos simultaneamente.
Segundo Nash, a Microsoft registrou o maior número de licenças para o Windows até o final do ano fiscal de 2007 - fato que, segundo ele, prevê a futura adoção do Vista pelas empresas. “As companhias não estariam licenciando um desktop com Windows se não tivessem a intenção de desenvolver o Vista”, declarou.

Mas fora a visão otimista da Microsoft sobre as futuras adoções do Vista, os usuários do sistema operacional afirmam que ainda há problemas demais com ele - tanto que as empresas podem escolher o Windows Server para atualizar os desktops de seus funcionários.

Os usuários reclamam ainda que o Vista não roda bem em hardwares mais antigos ou em PCs conectados a dispositivos - como impressoras - que têm mais de um ano ou dois de uso.

Mesmo nos PCs que supostamente devem ser adaptados para o Vista, ainda há desigualdade em questões de desempenho e compatibilidade.

Por estas razões, uma consultoria especializada em produtos da Microsoft, que não quis ser identificada, opinou que, a menos que o Windows Vista SP1 realmente suavize os problemas que os usuários têm enfrentado com o sistema operacional, há uma “grande chance de muitas pessoas continuarem usando o XP até a próxima versão do Windows ser lançada.”

Há muitas pequenas questões de usabilidade”, declarou a consultoria. “Eu posso imaginar que, quando a próxima versão do software sair, a Microsoft irá acertar e todos respirarão aliviados.”

O analista da Microsoft, Michael Cherry, que confessou ter se frustrado com os problemas do Vista, concordou que se a Microsoft lançar o Windows 7 dentro do prazo, “haverá menor necessidade de atualizar o Vista de acordo com as regras de atualizações do Windows”, afirmou.

Na opinião de Cherry, o Windows XP Service Pack 2 foi menos um pacote de serviços do que uma atualização para o Windows. As empresas que rodam esta versão do sistema podem esquecer o Vista e aguardar o Windows 7.

O lançamento Windows XP Service Pack 3, que a Microsoft confirmou estar a caminho, apóia esta teoria, uma vez que ele acrescenta alguns anos à viabilidade do XP nas corporações.

Um consultor da MCW Technologies, Brian Randell, disse que, na realidade, quem pode sair prejudicado com se o Vista não for adotado pelas empresas até 2008 é o Windows 7, pois a novidade é que será deixada de lado, e não o sistema atual.

Randell reconheceu que foi áspero, inicialmente, com relação à incompatibilidade de hardware do Vista. Ele disse, contudo, que este problema está mais relacionado aos vendedores de hardware, que não preparam seus produtos, do que à Microsoft.
“A Microsoft fez um sistema operacional sólido. O fato é que, enquanto o Vista estava em beta, os fornecedores de hardware não agiram”, diz Randell.

O executivo afirma ainda que mesmo as empresas que trabalham próximas à Microsoft ouviram pouco sobre o Windows 7, e a maioria está mais preocupada com qual efeito o Vista SP1 terá ao ser adotado do que quaisquer futuros lançamentos.
Leia mais...

Windows Vista SP1 não é mais rápido que versão atual, diz especialista

Publicado em Terça - 20 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

A versão quase final que a Microsoft divulgou do Windows Vista Service Pack 1 (SP1) não é mais rápida do que a que está rodando atualmente nas máquinas dos usuários e de empresas ao redor do mundo.

A Microsoft disse que ela seria mais rápida, declarou Craing Barth, chefe de tecnologia da Devil Mountain, empresa que desenvolve softwares que mede desempenho. Mas o que encontramos é que é quase imperceptível a melhora de performance.

De acordo com ele, que fez testes comparando as duas versões, a diferença é estatisti i camente insignificante. Em um teste multitarefa, os resultados do SP1 foram menos de 1% mais rápidos que a versão atual do Vista.
Leia mais...

Windows XP receberá terceira e última atualização

Publicado em Quinta - 30 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

Após anunciar a primeira atualização do Vista nesta quarta-feira (29/08), a Microsoft informou que o Windows XP ganhará, sua terceira e última atualização no primeiro semestre de 2008.

O sistema operacional terá uma versão beta que vai estar disponível em setembro, assim como a primeira versão de testes do Windows Vista.

O XP SP3 (de Service Pack 3) será a última atualização para este sistema, e incluirá correções lançadas anteriormente, assim como um pequeno número de novos ajustes.

Segundo a Microsoft, o usuário não perceberá grandes alterações na navegação do Windows XP.
Leia mais...

Microsoft libera maior pacote de correções de software desde fevereiro

Publicado em Quarta - 15 de Agosto de 2007 | por fgp

Atualização, que corrige 14 falhas, é considerada também a mais relevante do ano por especialistas da área.
Leia mais...

Correção do Vista que vazou na web agora é oficial

Publicado em Sexta - 10 de Agosto de 2007 | por Luiz Celso

As correções ainda não chegam via Windows Update, mas o download pode ser feito a partir do site da Microsoft

A Microsoft liberou, na última terça-feira (07/08), o download dos dois updates do Windows Vista que haviam vazado na web no final de julho. A empresa, porém, não diz quando eles estarão disponíveis para download automático por meio do Windows Update.

Relacionados ao desempenho e à confiabilidade, os pacotes instalam uma longa lista de correções de problemas que não estão relacionados à segurança. Eles trazem, por exemplo, melhorias na funcionalidade de despertar o sistema do estado de hibernação; um patch que elimina a longa espera para calcular o tempo que o PC vai levar para copiar e mover grandes diretórios; e correções de compatibilidade de drivers para vídeo.

Todas as correções, diz a Microsoft, são novas para o Vista e não substitui nenhuma outra atualização existente. Após cada update, o usuário deverá reinicializar o PC.
O update de desempenho (KB938979) tem cerca de 10 MB e pode ser obtido a partir do centro de downloads da Microsoft. Documentação de suporte também está disponível.

Já o updade de confiabilidade (KB938194) é bem menor – tem apenas 2,1 MB – e sua documentação detalha as mudanças realizadas.

Antes do vazamento dos patches, especulava-se que eles estariam relacionados ao já antecipado Vista Service Pack 1 (SP1) – ou que fosse o próprio SP1.

Um dia depois do vazamento (31/07), um porta-voz da Microsoft confirmou que as correções seriam liberadas em breve, mas não fez comentários sobre questões relativas ao SP1.

No entanto, a companhia confirmou depois que liberou um preview do código do Vista SP1 – bem como a do tão esperado Windows XP Service Pack 3 (SP3) – para um pequeno grupo de testadores. Mas não informou quando a versão final de cada update será liberada.

O Vista SP1, que a Microsoft prometera em beta “ainda este ano”, parece ter sido deixado de lado, devendo se tornar apenas melhorias na segurança. Muitas empresas, no entanto, aguardam pelo SP1 para, então, instalar o novo sistema operacional.

Já o SP3 do XP tem uma história ainda mais longa e complicada. Em outubro passado, a Microsoft anunciou um atraso em sua entrega, para o primeiro semestre de 2008, mais de um ano e meio depois do lançamento da versão final do Vista, e três anos e meio depois do lançamento do SP2.

Dicas do progresso do SP3 apareceram em um relatório apresentado à justiça por conta do processo antitrustre, que existe desde 2002, entre os órgãos regulatórios norte-americanos e a Microsoft, mas pouca revelou.

O relatório confirma a existência do SP3 e aponta que algum código poderia ser finalizado em meados deste ano, sem especificar se em beta ou não, nem a data exata.

De qualquer forma, o porta-voz da Microsoft apontou o primeiro semestre de 2008 para um SP3 “preliminar”, mas evitou dar mais detalhes.

A empresa também não respondeu perguntas sobre quando o Windows Update estaria pronto para realizar as instalações dos patches anunciados automaticamente. Há quem aposte que isso será feito na próxima terça-feira (14/08), data do lançamento mensal das correções dos produtos da marca.

Outros, porém, acham que a Microsoft deve evitar sobrecarregar os usuários e os sistemas automáticos de update com uma download tão grande.
Leia mais...

Microsoft não permite virtualização do Vista na Mac

Publicado em Quinta - 21 de Junho de 2007 | por Luiz Celso

A Microsoft voltou atrás na decisão de permitir a virtualização do Windows Vista Home e do Home Premium na plataforma Mac. A atitude é contrária aos planos anunciados pela empresa no início da semana.

“A Microsoft reavaliou a política de virtualização do Windows e decidiu que irá manter a original anunciada no último outono”, declarou um porta-voz da Microsoft.

Contudo, esta é a posição oposta à da Microsoft no início da semana. A empresa revelou ao Macworld que junto ao feedback dos clientes à virtualização, eles mudariam o Acordo de Licenciamento do Usuário Final (da sigla em inglês EULA) para permitir a virtualização dos produtos de entrada do Vista.

Os usuários que utilizavam as edições Home e Home Premium na plataforma Mac precisarão adquirir o Vista Business, Ultimate ou Enterprise para cumprir o acordo de licenciamento.
Leia mais...

Elucidado mistério da foto de homenzinhos do Vista

Publicado em Quinta - 14 de Junho de 2007 | por Luiz Celso

Imagem que aparece no selo holográfico, que tem como objetivo dificultar as cópias piratas do sistema, retrata os criadores do holograma

A Microsoft esclareceu o mistério sobre a imagem de três homens que apareciam no selo holográfico do Windows Vista para empresas.

A pequenina foto de três homens sorridentes - com menos de 1 milímetro - é uma das diversas incorporadas ao design do holograma com o objetivo de dificultar as réplicas de DVDs, escreveu Nick White no blog do Microsoft Vista.

Os homens na foto trabalharam no time que desenhou o holograma. Os discos também trazem imagens de artes disponíveis em domínio público. Para ver as imagens, é preciso ampliá-las com instrumentos óticos.

“A história original é interessante, mas os teóricos da conspiração vão se decepcionar em saber que não é uma tentativa deliberada de enganá-los”, escreveu White.

A Microsoft nunca teve a intenção de que as imagens pudessem ser encontradas, disse White. Os hologramas são difíceis de reproduzir, ele escreveu, por isso a inclusão de fotos acrescenta mais uma camada de complexidade para desafiar os piratas.

Vários posts especulavam que a imagem era uma brincadeira, um “prêmio escondido” para os curiosos, no modelo das que empresas de software, inclusive a Microsoft, costumavam fazer.

*Para ver a foto, vide http://microsoft.blognewschannel.com/archives/2007/06/13/image-hidden-in-windows-vista-dvd-hologram/
Leia mais...

Sai primeira correção de segurança do Windows Vista

Publicado em Terça - 12 de Junho de 2007 | por Luiz Celso

A Microsoft divulgou seis boletins de correções para 15 falhas de seus produtos, sendo que, pela primeira vez, lança um pacote para atualizar o Windows Vista.
Leia mais...